Geral

Procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar recebe a mais alta honraria do Judiciário estadual

20/11/2018
Procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar recebe a mais alta honraria do Judiciário estadual

“Hoje é dia de reafirmar compromisso com a instituição, o povo e a sociedade. De agradecer a membros e servidores pela confiança em representá-los e, em nome de todos, transmitir o respeito à Corte. Reconheçamos que nossas instituições são irmãs em defesa da cidadania”, assim se expressou o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, em parte do discurso, durante solenidade da outorga da Comenda Desembargador Moura Castro, a mais alta honraria do Judiciário estadual, com a qual foi agraciado.

O chefe do Ministério Publico retribuiu a homenagem parabenizando o presidente do Judiciário, desembargador Otávio Praxedes, pela condução do Tribunal e também pelo reconhecimento nacional.

“Aproveito o ensejo para parabenizar o Poder Judiciário porque, num momento tão difícil em que vive o Brasil, os alagoanos podem contar com um Poder Judiciário honrado, conduzido por Vossa Excelência”, frisa o procurador-geral de Justiça.

Enquanto procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar fez questão de evidenciar a importância da união de todos para uma gestão satisfatória.

“Assumi o compromisso de servidor número um, mas seguindo sempre orientação dos pares. Tenho convicção de que a escolha para que ficasse à frente do Ministério Público foi pela maturidade de saber que sem a união de esforços, jamais chegaríamos a lugar algum. Temos muitos erros e defeitos, mas também acertos e eles devem ser ressaltados”, afirma Alfredo Gaspar.

Na oportunidade, o chefe ministerial também enalteceu o papel da 17ª Vara Criminal como parceira imprescindível no combate à criminalidade em Alagoas, dirigindo-se aos juízes Maurício Breda, Sóstenes Araújo e Emanuel Dória.

Sobre a Comenda, em especial, Alfredo Gaspar relembrou o desembargador Moura Castro a quem teve a honra de conhecer enquanto criança. E se emocionou por ter recebido o mérito que leva o seu nome.

“Hoje o passado e o presente se encontram. Quando menino, ainda aos doze anos, meu pai me deu a incumbência de recepcionar os fregueses de um posto de combustíveis do qual era proprietário. Lembro-me que um senhor sempre baixava o vidro, daquele carro chique e perguntava por ele. Depois soube que era um desembargador e eu me sentia superimportante porque um desembargador parava e conversava comigo. Quem diria que hoje o destino nos unisse e pudesse receber a mais alta honraria que homenageia àquele homem simples, simpático, estudioso e culto e que, pela história, mostra honradez”, conclui o procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Além do chefe do Ministério Público, foram agraciados com a Comenda Desembargador Moura Castro o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Pedro Bitencourt; a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rosa Albuquerque; além do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme Martins de Oliveira Neto.