Geral

Helvio Auto tem Núcleo de Epidemiologia reabilitado como referência

16/04/2018
Helvio Auto tem Núcleo de Epidemiologia reabilitado como referência
Crédito da foto: Ana Paula Tenório

Crédito da foto: Ana Paula Tenório

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) teve sua reabilitação aprovada em Nível III, em reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB), no fim do mês de março. A decisão aprovou que unidade hospitalar seja referência no Subsistema Estadual de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar.

Com o reconhecimento, tendo a finalidade de fomentar as ações de vigilância epidemiológica hospitalar, o Hospital Helvio Auto passará a receber incentivo financeiro, repassado pelo Ministério da Sáude, possibilitando a ampliação das ações do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia no âmbito da vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde no estado de Alagoas.

Dentro de um hospital, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) é o setor responsável pelo planejamento e execuções das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória e outros fatos de interesse para a saúde pública. É o serviço do hospital responsável pela vigilância permanente dos problemas que podem por em risco a saúde da população.

Os servidores do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Helvio Auto realizam a coleta, análise e interpretação continuada e sistemática de dados de saúde do hospital. Eles têm  como principal objetivo a vigilância das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), que são doenças cuja gravidade e capacidade de disseminação têm potencial para causar surtos e epidemias, por isso, exigem análise e medidas eficazes para a sua prevenção e controle.

Uma portaria do Ministério da Saúde de 2004 instituiu o Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitar, definindo as competências para os estabelecimentos hospitalares, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, e criou a Rede Nacional de Hospitais de Referência para o subsistema, definindo critérios para qualificação dos estabelecimentos.

Após criteriosa análise da Comissão Intergestora Bipartite, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto se enquadrou nas regras e competências e recebeu a qualificação como referência no Subsistema Estadual de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar.

“A reabilitação como referência do Núcleo Hospitalar de Vigilância do Hospital Helvio Auto vem reafirmar a importância deste núcleo no âmbito da vigilância em saúde, uma vez que nós somos responsáveis por aproximadamente 70% das notificações das doenças e agravos à saúde do estado de Alagoas”, comemorou a enfermeira Lays Nogueira, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Vigilância do Hospital Helvio Auto.