Política

TSE cria grupo para monitorar ‘fake news’ nas eleições

12/12/2017
TSE cria grupo para monitorar ‘fake news’ nas eleições
TSE criou grupo com foco nas eleições (foto: EPA)

TSE criou grupo com foco nas eleições (foto: EPA)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um grupo especial para estudar e desenvolver pesquisas sobre a influência das redes digitais nas eleições do ano que vem, em especial, sobre a disseminação das chamadas “fake news” – as notícias propositalmente falsas divulgadas nas redes sociais.

Além disso, o TSE definiu nesta segunda-feira (11) que estudará a criação de um canal de denúncias on-line para que os eleitores informem conteúdos falsos durante o pleito. A reunião de ontem ainda firmou que irá monitorar ações internacionais para aperfeiçoar o combate a esse tipo de situação.

O grupo reúne, além de membros do TSE, representantes dos Ministérios da Justiça e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da associação civil SaferNet.

Há meses o TSE, sob a então liderança do ministro Gilmar Mendes, vem debatendo sobre o combate às “fake news” nas próximas eleições. A entidade também anunciou que estuda uma parceria com o Exército para monitoramento da internet. (ANSA)

Tags: