Geral

Mais de 12 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial de 2015 em AL

09/06/2017
Mais de 12 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial de 2015 em AL

Dados do Ministério do Trabalho divulgados nesta sexta-feira (9) apontam que 12.682 pessoas ainda não procuraram uma agência bancária para retirar o benefício do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2015.

O prazo para o saque termina no próximo dia 30.

Segundo o levantamento, em Alagoas há 322.305 trabalhadores identificados. Destes, 309.623 retiraram o benefício, o que corresponde a 96% na taxa de cobertura do estado.

Tem direito ao abono salarial ano-base 2015 aqueles que estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e tenha tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O Ministério explica que o valor do abono vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. Se ela trabalhou durante os 12 meses, vai receber o valor total do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937). Mas se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78) e assim sucessivamente.

Caso seja encerrado o período de saques, o dinheiro do abono salarial voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ele será usado para o pagamento de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial do próximo ano.

 

Como consultar

 

O Ministério do Trabalho disponibiliza uma ferramenta de consulta para os trabalhadores saberem se tem direito ao Abono Salarial Ano-Base 2015. Basta acessar pela internet, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar.

A Central de Atendimento “Alô Trabalho” do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

 

Como sacar

 

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07, da Caixa.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.