Geral

Hemoal está com apenas 28% do estoque de sangue necessário

05/05/2017
Hemoal está com apenas 28% do estoque de sangue necessário
Hemoal apela para que alagoanos se sensibilizem e se candidatem à doação de sangue. Carla Cleto

Hemoal apela para que alagoanos se sensibilizem e se candidatem à doação de sangue. Carla Cleto

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) necessita de pelo menos 300 bolsas de sangue porque dispõe de apenas 86. Está é uma situação classificada como crítica pela gerência da unidade, uma vez que este número representa apenas 28% do estoque mínimo necessário.

Para se ter ideia, segundo o relatório do Setor de Dispensação de Sangue, o Hemoal não possui nenhuma bolsa das tipagens A e B Negativas. Já da tipagem AB Negativa, só há uma bolsa, além de duas da tipagem O Negativa e quatro da B Positiva.

Números que colocam mais uma vez o Hemoal em alerta, uma vez que o sangue não é produzido artificialmente, segundo a assistente social Rayara Andrade. Por esta razão, a técnica apela para que os alagoanos se sensibilizem e se candidatem à doação de sangue.

“É necessário ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis”, esclareceu a assistente social.

Rayara Andrade salientou que, ficam impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. “Já as gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses”, explicou.

Onde doar – Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e das 8h às 12h no sábado. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima.

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que provisoriamente está funcionando no Laboratório Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.