Geral

Estudantes de Direito da faculdade FAMA acompanham sessão da Câmara Criminal

17/05/2017
Estudantes de Direito da faculdade FAMA acompanham sessão da Câmara Criminal

Estudantes do curso de Direito da Faculdade de Maceió (Fama) puderam ver na prática como funciona uma sessão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) na manhã desta quarta-feira (17). Na ocasião, os desembargadores destacaram a importância de aliar o conhecimento acadêmico à prática profissional para estes alunos.

O presidente da Câmara Criminal, o desembargador João Luiz Azevedo Lessa, e o desembargador José Carlos Malta Marques explicaram sobre suas funções no órgão, as demandas recebidas e julgadas, além de falar das ações promovidas para dar celeridade ao andamento dos processos.

Felipe Rosa, assessor do gabinete do desembargador José Carlos Malta Marques e professor das disciplinas de prática e processo penal da faculdade, destacou a importância de esclarecer aos alunos as dúvidas que surgem nas aulas com relação à prática jurídica.

“Tendo em vista essa necessidade, eu os trouxe para assistir à sessão, porque muitas vezes eu falo sobre remissão a Julgamento, Tribunal de Justiça, desembargador e talvez eles fiquem imaginado outra coisa. Então, a partir do momento que eu falar sobre esses assuntos, remeterão ao que viram hoje. Eu queria que eles tivessem essa aproximação e experiência para ter as impressões que eles julgarem mais pertinentes”, considerou.

Jéssica Florência, estudante do 10º período e estagiária da 11ª Vara Criminal da Capital, avalia a oportunidade de participar de uma sessão da Câmara Criminal como um fator diferencial para a sua atividade acadêmica e profissional.

“É uma nova perspectiva do Judiciário. E como eu pretendo atuar na área, principalmente na área penal, é importante conhecer todos os caminhos que perfaz a Justiça, além de contribuir de forma essencial para nossa carreira acadêmica e profissional. Eu tenho certeza que quando eu for atuar, isso vai ser um diferencial enorme”, disse a estudante.

O desembargador João Luiz Lessa também considerou que o TJ/AL cumpre seu papel ao abrir às portas para que estudantes tenham essa prática e conhecimento. Já o procurador de Justiça  Antônio Arecipo, do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), aproveitou a ocasião para falar um pouco de sua carreira acadêmica e profissional, e destacar aos estudantes a importância da prática durante os estudos na faculdade.

Também estiveram presentes na sessão as professoras Karin Marques e Thálita Baêta, do Núcleo de Práticas Jurídicas da Fama.