Geral

Secretaria de Saúde lança folders com orientações para a saúde do homem

23/11/2016
Secretaria de Saúde lança folders com orientações para a saúde do homem
Folder orienta público masculino sobre importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças (Fotos: Olival Santos)

Folder orienta público masculino sobre importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças (Fotos: Olival Santos)

Em alusão ao mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está disponibilizando dois folders com orientações para este público-alvo. Para ter acesso ao material, basta acessar o portal www.saude.al.gov.br e clicar no link ‘Notas Técnicas’, na coluna localizada do lado esquerdo do site.

O material, que está disponível em PDF, pode ser baixado e reproduzido, seja por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), empresas e instituições públicas, ou pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas. Entre os temas abordados no material, destaque para os males causados pelo tabagismo, uso abusivo do álcool e sedentarismo.

Segundo o médico Marcos Martins, que atua no Núcleo de Saúde do Homem da Sesau, o material também apresenta orientações sobre como prevenir a incidência das doenças que mais acometem a população masculina. Entre elas, o infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a obesidade.

“Com esses folders estamos tentando mudar a cultura no nosso Estado de que os homens ainda são minoria quando falamos em consultas médicas. Também queremos estimular a mudança de vida por parte do público masculino, seja pela prática de exercícios físicos ou pelo incentivo à alimentação saudável, que previne as doenças cardiovasculares”, finalizou o médico.

Entre as mudanças sugeridas nos folders está a necessidade dos homens reduzirem a ingestão de álcool, tabaco, sal, açúcares e gorduras. Isso porque, ainda de acordo com Marcos Martins, com estas medidas, os homens estarão evitando a hipertensão, o diabetes e o aumento das taxas de colesterol no sangue.