Geral

Oficina de geração de renda treinará técnicos dos Caps da Região de Saúde

29/11/2016
Oficina de geração de renda treinará técnicos dos Caps da Região de Saúde
Sesau tem estimulado  a geração de renda para os usuários atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da I Região de Saúde. Carla Cleto

Sesau tem estimulado a geração de renda para os usuários atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da I Região de Saúde. Carla Cleto

Estimular a geração de renda para os usuários atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da I Região de Saúde, formada por municípios da Grande Maceió, Zona da Mata e Litoral Norte e Sul do Estado. Com esse intuito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai capacitar, nesta quarta-feira (30), às 8h, no Conselho Regional de Psicologia, no bairro Farol, em Maceió, técnicos que atuam nestas unidades.

De acordo com Claudete Lins, técnica da área de reabilitação da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, os usuários de 40 Caps de Alagoas promovem algum tipo de produto artesanal, usando principalmente materiais recicláveis.

“Os produtos que os pacientes dos Caps fazem devem ir além de uma da terapia, mas também deve servir como fonte de renda, tanto para os usuários como para os seus familiares. Com isso, os técnicos precisam ter um olhar diferenciado para estimular o trabalho dos pacientes”, disse a técnica da Sesau.

Ainda de acordo com Claudete Lins, a oficina irá fortalecer a produção desenvolvida pelos usuários dos Caps. “Com isso, esperamos recuperar essas pessoas, que possuem algum transtorno mental e, assim, transformá-las em cidadãos produtivos para a sociedade”, finalizou a técnica.

Em Alagoas existem 57 Caps oferecendo os serviços da Rede de Atenção Psicossocial, que atendem diariamente pessoas com transtornos mentais, realizando acompanhamento clínico. O apoio recebido pelos pacientes nestas unidades busca a independência e a reinserção social pelo trabalho e lazer, sempre visando fortalecer os laços familiares.