Geral

Dudu Hollanda lamenta cancelamento de vaquejadas em Alagoas

23/11/2016
Dudu Hollanda lamenta cancelamento de vaquejadas em Alagoas

O deputado Dudu Hollanda (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 22, para lamentar a suspensão da vaquejada, que aconteceria na semana passada, na cidade de Palmeira dos Índios, e para pedir que seja pautado um projeto de sua autoria que transforma a vaquejada em patrimônio cultural imaterial do Estado de Alagoas. “Tiraram de Palmeira dos Índios e do Pilar uma festa tradicional, Alagoas perdeu a vaquejada para Pernambuco. Esse evento movimentaria, num final de semana, cerca de R$ 5 milhões e geraria mais de mil empregos”, afirmou.

Dudu disse ainda que na vaquejada moderna não existe maus tratos aos animais e que o evento é uma manifestação genuína, se constituindo num dos mais valorosos símbolos do povo nordestino Por fim, o deputado defendeu a aprovação de seu projeto afirmando que a vaquejada é um patrimônio cultural, pois sua existência conta a história de um povo lutador, desbravador e acima de tudo, arraigado ao meio rural. “Sem isso, perdemos a identificação com nossos antepassados e com nossa história, motivo pelo qual a vaquejada deve ser preservada, protegida e, acima de tudo, incentivada para que se perpetue nas novas gerações”, destacou Dudu.

Os deputados Marcelo Victor (PSD), Antonio Albuquerque (PTB, Francisco Tenório (PMN) e Tarcizo Freire (PP) defenderam a vaquejada como esporte gerador de emprego e renda e também solicitaram a que o projeto do deputado Dudu Hollanda fosse votado no plenário da Casa.