Geral

Estudantes entram em confronto com polícia na África do Sul

04/10/2016
Estudantes entram em confronto com polícia na África do Sul

Manifestantes na Universidade de Wits, na África do Sul, atacaram viaturas policiais com pedras e viraram um dos carros nesta terça-feira (4), à medida que a violência cresceu em protestos contra o alto custo do ensino.

A polícia usou granadas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo contra centenas de estudantes que marcharam pelo campus da universidade em Johanesburgo e fizeram uma dança que se tornou popular durante a luta contra o regime do apartheid.

Ao menos duas pessoas foram presas quando a polícia cumpriu uma ordem judicial contra aglomeração pública em Wits.

As manifestações sobre o custo da educação em universidades, que é alto demais para muitos estudantes negros, aumentou a frustração sobre a desigualdade no país mais industrializado da África, mais de duas décadas após o fim do regime racial do apartheid.

Os primeiros protestos tiveram início no ano passado e então tiveram uma pausa quando o governo congelou o aumento de mensalidades e criou uma comissão para investigar o sistema de financiamento estudantil.

As manifestações voltaram, no entanto, e forçaram o fechamento de algumas salas em universidades quando a comissão informou em 19 de setembro que as taxas irão aumentar, embora com um limite de 8 por cento em 2017.

 Antes de confronto, estudante chegou a oferecer flores aos policiais (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

Antes de confronto, estudante chegou a oferecer flores aos policiais (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)