Geral

Alagoas dá mais um passo para alfabetizar alagoanos na idade certa

17/10/2016
Alagoas dá mais um passo para alfabetizar alagoanos na idade certa
Compromisso do Estado é alfabetizar as crianças na idade certa.Fotos: Valdir Rocha

Compromisso do Estado é alfabetizar as crianças na idade certa.Fotos: Valdir Rocha

O Seminário Inicial de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acontece, nesta quarta-feira, 20, das 9h às 14h, no Centro de Convenções e Exposições de Jaragué. Ele tem a missão de capacitar os dirigentes regionais da Educação sobre o compromisso – e a responsabilidade – de alfabetizar e letrar todas as crianças com até oito anos de idade, ao final do 3º no Ensino Fundamental.

O evento tem como público-alvo os representantes regionais da União dos Dirigentes Municipais de Alagoas (Undime-AL), orientadores de estudos, além de coordenadores locais e regionais. Eles são responsáveis pela capacitação e condução do pacto no estado.

O pacto é um compromisso assumido entre o Ministério da Educação, a Undime, e os Estados, que visa o compromisso e responsabilidade de alfabetizar nossas crianças na idade certa. Em Alagoas, o pacto é gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Undime.

A supervisora de Programas e Projetos da Seduc, Tereza Neuma Barbosa de Oliveira, explica que a formação funciona por meio de um regime de colaboração em todo o estado.

“A Ufal vai capacitar uma média de 300 orientadores, os quais replicarão o conhecimento para aproximadamente sete mil professores e mais de mil coordenadores escolares. Este ano, o foco da formação é a alfabetização, leitura e matemática”, explica a Tereza Neuma Barbosa.

A formação continuada será realiza por polos (Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema) e os conteúdos adquiridos nos seminários serão multiplicados aos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Os coordenadores pedagógicos também receberão as informações adquiridas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.​