Geral

Secretaria de Saúde alerta para cuidados com a visão na infância

19/09/2016
Secretaria de Saúde alerta para cuidados com a visão na infância
Teste do olhinho e consultas regulares previnem problemas mais graves na visão das crianças.  Carla Cleto

Teste do olhinho e consultas regulares previnem problemas mais graves na visão das crianças. Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta e alerta pais e responsáveis sobre a importância dos cuidados com a visão das crianças. Uma das medidas eficazes para detecção de problemas é o “teste do olhinho”, que deve ser feito em todas as maternidades.

De acordo com a pediatra e coordenadora da Rede Cegonha em Alagoas, Syrlene Patriota, é obrigatório o teste em recém-nascidos. “O teste é obrigatório e importantíssimo e realiza um diagnóstico precoce de problemas como catarata, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, entre outros”, afirmou a médica.

A pediatra ressaltou que mesmo que o teste não indique nenhum problema com a criança, os pais devem fazer uma primeira consulta oftalmológica no bebê ao completar o primeiro ano de vida. “O profissional especializado fará investigações e constatará a necessidade do uso de lentes corretivas e seus tratamentos, além de oferecer orientações aos pais sobre os cuidados com a saúde visual de suas crianças”, destacou Syrlene Patriota.

Após a primeira consulta e, caso não seja identificada nenhuma patologia, os pais devem retornar ao consultório quando os filhos estiverem em idade pré-escolar. “Os pais devem estar particularmente atentos a sinais como dores de cabeça, sentar muito próximo à televisão, coçar os olhos, sensibilidade excessiva à luz, dificuldades de aprendizagem ou acompanhamento das atividades escolares”, esclareceu.

Já a oftalmologista Daniela Lyra ressaltou que outro ponto importante que deve ser observado pelos profissionais de saúde é a realização de um exame oftalmológico em bebês prematuros.

“A avaliação é imprescindível para o diagnóstico da retinopatia da prematuridade que é uma patologia causada devido à imaturidade dos vasos sanguíneos que são desenvolvidos até o final da gestação. As consequências do problema são graves podendo causar deslocamento de retina e perda de visão”, esclareceu a oftalmologista.

A médica ressaltou que a Maternidade Escola Santa Mônica possui profissionais capacitados para o diagnóstico e estrutura para fazer os procedimentos cirúrgicos reparadores.

“A Santa Mônica é hoje a referência estadual nesse tipo de atendimento e possui um programa de atenção à saúde visual de recém-nascidos reconhecido em todo o país”, ressaltou a médica.