Geral

Com apenas 36% do estoque de sangue mínimo, Hemoal faz coleta no Barro Duro

21/09/2016
Com apenas 36% do estoque de sangue mínimo, Hemoal faz coleta no Barro Duro
Baixo estoque gera preocupação e a solidariedade é fundamental neste momento. Fotos: Carla Cleto

Baixo estoque gera preocupação e a solidariedade é fundamental neste momento. Fotos: Carla Cleto

Com apenas 36,6% do quantitativo de sangue mínimo necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa, nesta quarta-feira (21), na Faculdade de Tecnologia (FAT), localizada no Barro Duro, em Maceió. Com esta ação, que vai ocorrer das 8h às 16h, a órgão pretende estabilizar o estoque, que deveria contar com no mínimo 300 bolsas, mas só dispõe de 110.

Para se candidatar à doação de sangue, segundo pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais para que autorizem o procedimento.

Ainda de acordo com portaria do Ministério da Saúde, ficam impedidos de doar sangue as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres também podem doar sangue normalmente, a menos que estejam grávidas ou amamentando.

“No entanto, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três meses para as mulheres. Já os homens, o intervalo é menor, de apenas dois meses”, informou a assistente social do Hemoal, Fátima Braga.

Postos Fixos – Mas os voluntários também podem realizar suas doações de sangue nos postos fixos do Hemoal. Além da unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, as doações podem ser realizadas na unidade Farol, no Hospital do Açúcar.

A unidade Farol atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e a Trapiche, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.