Política

Pesquisas vão nortear os rumos da eleição em Maceió e Arapiraca

22/08/2016
Pesquisas vão nortear os rumos da eleição em Maceió e Arapiraca
Ilustração

Ilustração

Pesquisas foi encomendada pela TV Gazeta e TV Pajuçara e será divulgada de Maceió, quarta-feira (24) e Arapiraca sexta-feira (26)

A eleição majoritária nas duas cidades mais importantes de Alagoas, Maceió e Arapiraca serão alvo de pesquisa do Instituto Paraná que foi contratado pela TV Pajuçara para fazer um levantamento da intenção de votos de candidatos a prefeito de Maceió e de Arapiraca, no Agreste de Alagoas. A proposta é inquirir 800 eleitores em Maceió, entre os dias 18 e 24 de agosto, e 680, em Arapiraca que é o segundo colégio eleitoral do Estado com 35.998 eleitores aptos a votar nas eleições 2016.

A previsão é que os números de Maceió sejam conhecidos na próxima quarta (24) e os de Arapiraca somente na sexta-feira (26). A análise de Maceió foi protocolada no TRE sob o código AL-02178/2016. A pesquisa de Arapiraca tem número AL-05252/2016.
Solicitaram registros de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as candidaturas a prefeito de Arapiraca de Lindomar Ferreira Queiroz – Psol e PV número 50. Vice; Professor Sinésio. Coligação a “Verdadeira mudança.

Deputado estadual, Ricardo Pereira Melo – Ricardo Nezinho. Coligação; Arapiraca, juntos por novas conquistas” Vice: Yale Fernandes. Número 15, partidos; PMDB, PSL, PPS, PMN, PRTB,PDT, PRP,PT, PCdoB, PTC, PHS e PTdoB.
Rogério Auto Teófilo, PSDB, Coligação “Unidos por uma nova Arapiraca” número 45, vice. Vereadora Fabiana Pessoa. Partidos PSDB, PRB, PSC,DEM,PMB,PSB,PSD.

Deputado estasdual,Tarcizo Freire, número 11, coligação “A mudança que o povo quer” vice; Kleber Torres. Partidos; PP, PR, SD, PROS, PTN, PSDC e PEN.
Por meio destas análises, será possível saber como está o comportamento do eleitorado maceioense diante dos candidatos que pediram registro da chapa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A preferência espontânea e estimulada do eleitorado aos candidatos está sendo mensurada pelos institutos, assim como o nível de rejeição de cada um.

Eleição em Maceió

A escolha, no dia 02 de outubro, será entre o prefeito e candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB), o deputado federal e ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PMDB), o deputado federal JHC (PSB), o deputado federal Paulão (PT), Paulo Memória (PTC), Fernando do Village (PMN) e Gustavo Pessoa (PSOL). O Ibope comunicou que vai entrevistar 602 eleitores em Maceió, de diferentes classes sociais e níveis de escolaridade, entre os dias 17 e 22 de agosto, quando o resultado será divulgado. A pesquisa foi registrada no protocolo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas no dia 16 de agosto deste ano, sob o código de AL-00088/2016.