Geral
II Semana Contábil e Fiscal vai capacitar mais de 400 servidores


A competente equipe do Tesouro Nacional vem a Alagoas compartilhar múltiplos saberes conosco, democratizar conhecimentos e permutar experiências nesse campo tão importante e imprescindível”, afirmou a controladora Maria Clara Bugarim
Foi aberta nesta segunda-feira (15) a II Semana Contábil e Fiscal dos Estados e Municípios (Secofem) em Alagoas, pelo governador Renan Filho e a anfitrião do evento, a controladora Maria Clara Bugarim.
Na solenidade, que contou com a presença dos inscritos na capacitação e de autoridades do setor de contabilidade pública, foi destacada a importância de capacitar o servidor público. No discurso, a controladora enfatizou que mais importante do que punir é prevenir, ressaltando a necessidade de manter o servidor atualizado. “A competente equipe do Tesouro Nacional vem a Alagoas compartilhar múltiplos saberes conosco, democratizar conhecimentos e permutar experiências nesse campo tão importante e imprescindível”.
Para a controladora, a capacitação vai tornar os servidores mais cientes do seu papel diante de tantas mudanças na legislação bem como torná-los mais qualificados para o exercício da função pública. “Nós, como contadores ou servidores públicos – e acima de tudo como cidadãos – devemos estar vigilantes e interessados em participar desse labor interminável para sanear e racionalizar as finanças públicas; essa é a energia vital impulsionadora da máquina administrativa cuja legitima razão de ser é colocar-se a serviço da população”, enfatizou Clara Bugarim. “Nosso papel é fazer com que a contabilidade seja um instrumento de transparência onde que nós consigamos evidenciar para a população alagoana o nosso patrimônio que são os informes contábeis”, acrescentou Clara Bugarim.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Martônio Coelho, ressaltou a importância da capacitação para aprimorar os trabalhos na área contábil e fiscal, assim como otimizar a aplicação dos recursos públicos. “Queremos que esses profissionais torne a contabilidade um instrumento eficaz de controle e orientação útil para o progresso do nosso país. Durante uma semana, poderão usufruir de uma rica e diversificada agenda relacionada a contabilidade no setor público e demonstrativos fiscais; certamente esta é uma rara oportunidade para o aperfeiçoamento e a troca de experiências”, destacou Martônio.
No evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Otávio Lessa, disse que não existe nenhuma fiscalização se não houver a participação do cidadão. “Precisamos que cada alagoano exerça o seu papel”, enfatizou. Sobre o encontro, o presidente destacou as parcerias com o Conselho Federal de Contabilidade e ressaltou a importância de capacitar os técnicos. “Tenho certeza de que os servidores sairão preparados e com muito conhecimento; a iniciativa é muito importante e demonstra a valorização do servidor público”, destacou.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Pessoas, Christian Teixeira, enfatizou o trabalho da Controladoria Geral do Estado que adotou a política da nova gestão estabelecendo a proximidade com a população e com os servidores públicos. “Tenho certeza que essa semana será de muito aperfeiçoamento. Muitas vezes por falta de conhecimento não se adota a postura correta; o tempo de hoje necessita de aprimoramento”, ressaltou o secretário.
Mais de 430 servidores estão inscritos nas 23 oficinas que serão ministradas por 19 técnicos do Tesouro Nacional.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
5TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano