Geral

Sesau realiza Congresso de Promoção da Saúde nesta quarta-feira

01/09/2014
Sesau realiza Congresso de Promoção da Saúde nesta quarta-feira

Congresso visa socializar as informações sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde, explica Eliana Padilha (Foto: Ascom Sesau)

Congresso visa socializar as informações sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde, explica Eliana Padilha (Foto: Ascom Sesau)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quarta-feira (3), o II Congresso Alagoano de Promoção da Saúde. O evento, que tem o objetivo de discutir estratégias conjuntas para a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, e prossegue até o dia 4 de setembro.
A segunda edição do congresso aborda o tema da intervenção dos determinantes e condicionantes da saúde, com ênfase na intersetorialidade. Por essa razão, o evento é destinado aos profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, que vão discutir os determinantes sociais com relação à identificação das diferenças nas condições e nas oportunidades de vida.
De acordo com a diretora estadual de Promoção da Saúde, Eliana Padilha, o congresso tem como finalidade socializar as informações sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde e promover o debate para o fortalecimento dessa política. “O nosso objetivo é instrumentalizar as equipes técnicas das áreas da Promoção da Saúde dos municípios, capacitando os profissionais para uma intervenção qualificada”, disse.

    Programação – Durante o congresso, vai acontecer uma mesa redonda sobre a Política Nacional, uma oficina sobre o Controle do Tabagismo e um workshop sobre Dengue. Também serão apresentadas experiências exitosas de Promoção da Saúde nos municípios alagoanos e haverá um espaço para a realização de práticas integrativas e complementares de Educação em Saúde.
O programa do seminário vai contar também com cinco mini-seminários que vão abordar estratégias de ação que contribuam para a redução do uso abusivo de álcool e outras drogas; segurança no trânsito; direito humano à alimentação adequada e à prática da atividade física; dentre outros temas.