Geral

Secretaria de Educação de Canapi realiza 2ª edição do projeto Soletrando no município

21/09/2014
Secretaria de Educação de Canapi realiza 2ª edição do projeto Soletrando no município

DESTAQUE 02 SOLETRANDOA segunda edição do Projeto Soletrando foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Canapi no último dia 19, na quadra poliesportiva da escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves. Centenas de alunos da rede municipal de ensino lotaram o local para torcer por seus representantes nesta etapa do projeto “De letra em Letra – Construindo o Conhecimento”, que faz parte do Soletrando na Escola. O evento teve a participação do alunado das escolas Ananete Cavalcante Gomes,  Divina Pastora, João Vieira Maciel, José Fonseca Lins e Presidente Tancredo de Almeida neves. O evento teve total apoio do prefeito Celso Luiz e Secretário municipal de Educação, Luiz Pedro e o engajamento dos diretores coordenadores, professores, e demais funcionários da educação municipal.

A vencedora foi a aluna Josicleide Santos, do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves. Josicleide foi também a finalista na primeira edição do soletrando realizada em 2013, sendo assim Bi-campeã no soletrando municipal. A aluna disse do seu contentamento de vencer mais uma vez uma disputa que incentiva os alunos à leitura, além de promover interação entre os estudantes da rede municipal de ensino.

“Toda a educação de Canapi merece parabéns por trazer ao nosso município projetos como este que incentivam e estimulam os nossos alunos. Esta segunda edição do Soletrando garante continuidade a uma prática que deu certo, e mais do que isso, contribui para que a nossa educação melhore cada vez mais. E que venham os próximos soletrandos cumprindo o seu objetivo que é ensinar aos alunos para a escola e para a vida, pois o mesmo cumpre ainda o papel de mostrar que competições devem ser feitas de forma honesta e verdadeira”, destaca Celso Luiz Tenório Brandão – Prefeito de Canapi.

Como é de praxe os alunos se preparam muito e estavam ansiosos com o “grande dia”, onde puderam mostrar sua preparação para o evento que é aguardado tanto pelos alunos quanto pelos professores, coordenadores e organizadores do Soletrando. A disputa foi muito acirrada e deixou todos os presentes emocionados com a concentração dos alunos e as torcidas que vibravam a cada acerto e também choravam quando suas representantes eram eliminadas.

“Esse projeto ficará marcado na história da educação de Canapi e, principalmente, na vida de cada aluno, professor coordenador, enfim, de cada pessoa que teve a oportunidade de estar presente em um evento que demonstra que educação transforma a vida do ser humano de maneira sem igual. Por isso, digo que, enquanto estiver a frente desta pasta o soletrando será realizado no nosso município. Essa é a educação que o povo de Canapi precisa, e é esta que iremos trabalhar para continuar aperfeiçoando ” garante Luiz Pedro Brandão – Secretário de Educação de Canapi.

“Parabenizo o brilhante trabalho desenvolvido por toda a equipe que não mediu esforços para que tudo saísse como planejado, a organização foi perfeita. Contudo, não posso deixar de destacar a evidente dedicação, empenho e alegria de cada aluno que se propôs a estar aqui participando de um projeto muito importante para a nossa educação. Seja de forma direta ao disputar ou estando na torcida dos seus amigos participantes”, disse Janaina Tenório – Sub-secretária de Educação de Canapi.

O projeto

Participaram do Soletrando alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas Polos de Canapi. A ideia do projeto  “Soletrando na Escola” surgiu devido ao sucesso do quadro “Soletrando” do programa de televisão Cadeirão do Huck, onde se percebe que alunos das escolas públicas têm oportunidade de mostrarem seus conhecimentos referentes  à Língua Portuguesa, o que estimula ainda mais o alunado.

Sendo assim, o projeto foi idealizado no município após a percepção de que valia a pena adaptar a ideia nas escolas da rede municipal , estimulando assim, uma disputa saudável entre os alunos, onde os mesmos tiveram oportunidades  de mostrar seus conhecimentos, incentivando ainda a prática da leitura  e memorização daquilo que foi aprendido em sala de aula.