Geral

Gastronomia movimenta o turismo de negócios e eventos no final de semana

01/09/2014
Gastronomia movimenta o turismo de negócios e eventos no final de semana

Prato da Boa Lembrança é de cerâmica e serve como objeto decorativo (Foto: Divulgação)

Prato da Boa Lembrança é de cerâmica e serve como objeto decorativo (Foto: Divulgação)

  O turismo de negócios e eventos cresce cada vez mais em Alagoas, demonstrando assim o potencial do Estado neste segmento. Entre os dias 7 e 9 de setembro, a capital alagoana vai sediar, pela segunda vez, um evento de dar água na boca. Trata-se do XIX Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Com o apoio da secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento será realizado no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.
O Congresso contará com dois momentos. O primeiro, e grande novidade deste ano, é a feira gastronômica “Chefs na Praia” que vai acontecer na orla da Ponta Verde, no domingo (7), das 11h às 17h. A Feira irá reunir estandes com 11 restaurantes e será uma oportunidade para alagoanos e turistas saborearem diferentes pratos criados pelos chefs das cozinhas regionais e nacionais, que servirão porções de degustação por apenas R$ 10,00.
O segundo momento acontece no dia 8, na segunda-feira, onde os associados e congressistas irão  se encontrar no hotel Ritz Lagoa da Anta para definir o planejamento estratégico da Associação para o ano de 2015. O encerramento será marcado por uma confraternização na terça-feira (9).
O presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), André Generoso, explica que durante a feira também acontecerão aulas-show na cozinha gourmet montada em frente à praia. “Estamos muito animados e esperamos que as pessoas desfrutem de todos os estandes e das aulas na belíssima orla de Maceió”, diz.
Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, eventos como este ajudam a consolidar o destino e é uma das bases da estrutura do turismo para o lazer e negócio. “Os gastos com a alimentação estão entre uma das principais despesas dos turistas. Trazer novas experiências para aqueles que viajam para outros lugares é uma ótima maneira de fidelizar esses viajantes. E a gastronomia exerce muito bem esse papel, por isso a importância de sediar eventos desta categoria”, explica.
O Congresso é uma realização da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e vem para Maceió pela segunda vez – a primeira foi em 2006. O evento deste ano promete reunir cerca de 100 participantes, entre associados, diretores da entidade, chefs e empresários vindos de diversos estados.
O evento conta também com o apoio do Governo de Alagoas. É patrocinado pelo Sebrae e Prefeitura de Maceió. Além disso, outras empresas estão apoiando esta iniciativa: Faculdade de Tecnologia de Alagoas, Palato, ManzWine, Casa da Indústria, Gráfica Ideia, Grupo Ultraplast, Grendene, Fika Frio, Prosin Pescados, Cevada Pura, Novo Brasil, Sococo, CBN, Instituto Zumbi dos Palmares, TV Pajuçara, Nestlé Professional, Bodega Amália, Trapezio e Braskem.

   Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança

 Criada em 4 de março de 1994, em Petrópolis (RJ), a associação possui a proposta de representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor por meio das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro, visando estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o “Prato da Boa Lembrança”, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de saborear a escolha do cardápio da Boa Lembrança em um dos restaurante associados.
Atualmente com sede no Recife (PE), possui associados em todas as regiões brasileiras, contando com uma rede de chefs e empresários. Entre as atividades da ARBL podemos destacar ainda a realização e apoio a diversos eventos gastronômicos, parcerias institucionais, produções literária e audiovisual, além de atuação nas mídias sociais e web.