Cidades

Mutirão Saúde em Movimento é realizado em São Miguel dos Campos

18/01/2014
Mutirão Saúde em Movimento é realizado em São Miguel dos Campos

   senhorarecebeatendimento O Governo do Estado iniciou a expansão do Mutirão da Saúde em Movimento com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas altamente especializadas. Nesta sexta-feira (17), a ação aconteceu no município de São Miguel dos Campos, na Escola Desembargador José Fernando Lima Souza, no Centro, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
De acordo com o gestor estadual, a finalidade é reduzir o tempo de espera para atendimento em grandes centros de referência no Estado, além de contribuir para a prevenção e diagnóstico de problemas graves. Para isso, a população teve acesso a consultas em oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia, além de triagem para cirurgias de varizes, catarata, adenoide e amídalas.
“O mutirão da saúde vai circular, essa foi apenas a primeira parada no interior do Estado”, garantiu o secretário Jorge Villas Bôas, esclarecendo que o projeto vai se estender para todos os polos regionais de saúde, como uma iniciativa estratégica do Governo do Estado, que visa suprir a carência do SUS no interior. “Dessa forma, fortalecemos as regiões de saúde com a oferta do serviço mais próximo da população e ainda desafogamos a capital e o Hospital Geral do Estado”, salientou.
A agenda do mutirão da saúde tem sequência ainda esse mês, no dia 31, em Penedo, e volta a circular também em fevereiro, passando pelos municípios de Arapiraca, no dia 14, e União dos Palmares, no dia 28. “Ao final do mutirão de São Miguel dos Campos mais de mil pessoas receberam atendimento”, destacou o secretário de Estado da Saúde.
Para a ambulante Maria Anunciada de Lima, o mutirão da saúde chegou em boa hora. “A iniciativa é maravilhosa. Tive consulta com o ortopedista para tratar da minha tendinite e ainda fiz minha reavaliação com o oftalmologista, porque meus óculos já estavam com grau vencido”, contou, reafirmando a garantia do atendimento e também a sua qualidade.

    Projeto

Iniciado em 2013 e promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o mutirão Saúde em Movimento fechou o ano de 2013 com 4.801 atendimentos. De forma gratuita, os moradores dos bairros Jacintinho, Benedito Bentes e Vergel do Lago foram contemplados com consultas, exames e marcação de cirurgias.