Cidades

Projeto de desburocratização do registro empresarial em Alagoas é selecionado para congresso nacional

18/12/2013
Projeto de desburocratização do registro empresarial em Alagoas é selecionado para congresso nacional

O projeto ‘Desburocratizando o registro e a legalização de empresas em Alagoas’ da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) – que ganhou o prêmio máximo no I Prêmio de Registro Empresarial e Integração – foi selecionado para o VII Congresso Consad de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).
presidente da Juceal2O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de março do próximo ano em Brasília e a Juceal participará do painel ‘Experiências de governo: desburocratização e prevenção de riscos’.
Para José Lages Júnior, presidente da Juceal, a participação do órgão neste congresso para falar sobre a desburocratização do registro empresarial em Alagoas é muito importante.
“Trouxemos recentemente para Alagoas um prêmio pelos serviços desenvolvidos para simplificar o registro de empresas no estado. Agora, tivemos um projeto selecionado para este congresso nacional. Estamos mostrando para os alagoanos e para o Brasil que o estado está crescendo e tem potencial para crescer ainda mais”, declara.

Redesim em Alagoas

A Redesim é viabilizada no estado através do Portal Facilita Alagoas, que integra órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no registro e legalização de empresas. O principal objetivo destas ferramentas é simplificar a abertura, alteração e baixa de empresas.
Alagoas foi a primeira unidade da federação a implantar totalmente a Redesim. Os 102 municípios do estado já foram apresentados a rede e 99 já estão em pleno funcionamento.
De acordo com a gerente de Tecnologia da Informação da Redesim, Carolina Cavalcante, a metodologia de implantação e a parceria com o Sebrae Alagoas são o grande diferencial do estado. “Nós sensibilizamos o município, implantamos a rede, treinamos os funcionários e fazemos todo acompanhamento e monitoramento diário. Conseguimos implantar a Redesim em todos os municípios. É uma marca muito importante para o desenvolvimento do nosso estado”, explica.
Segundo José Lages, constam no projeto todas as estratégias, inovações e avanços gerados pela implantação da Redesim no estado.