Cidades

Festa do leite é aberta oficialmente em Batalha

13/12/2013
Festa do leite é aberta oficialmente em Batalha

    A abertura oficial da 1ª Festa do Leite de Batalha reuniu produtores e representantes de instituições parceiras da cadeia produtiva de leite do Estado, além do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, e do secretário de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Arnoldo de Campos. A festa segue até este sábado (14) e contará com torneios leiteiros, apresentações culturais, seminários, entre outras atividades.programadoleite
De acordo com o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, a ideia da festa foi uma forma de comemorar junto aos produtores os resultados da cadeia e ressaltar a importância do Programa do Leite para o Estado.
“Foi através do Programa do Leite que fortalecemos a cadeia produtiva local e mudamos a realidade, vencemos dificuldades e estamos aqui. Queremos registrar que este é um programa sério, organizado e de qualidade e por isso a proposta é que tenhamos cada vez mais eventos como este que serve de vitrine”, disse Aldemar.
Ao todo, 50 associações de produtores participam do evento. Para o secretário de Segurança Alimentar do MDS, Arnoldo de Campos, esse tipo de programa só tem a crescer e mudar o cenário de miséria do Brasil.
“A gente tem o privilégio de trabalhar no combate à fome e à pobreza. Hoje, nosso governo consegue comprar 200 mil litros de leite do pequeno produtor. Todo ano estamos comprando mais e os produtores também estão se organizando mais. O resultado é sempre positivo. E comprar do pequeno se torna cada vez mais prioridade. Estes produtores devem se encher de orgulho e esperança para lutar por seus projetos e ocupar espaço no mercado”, destacou Arnoldo.
“Para nós, o Programa do Leite é o maior programa da gestão de Teotonio Vilela, ele leva segurança alimentar para os alagoanos e geração de renda para os produtores, fortalecendo a pecuária leiteira do Estado. Esta é uma grande festa não só para os produtores, mas para Alagoas que deve comemorar seus avanços”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
A Primeira Festa do Leite, que está sendo realizada no Parque de Exposições Mair Amaral, conta, ainda, com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL), Sebrae e Emater e Prefeitura de Batalha.