Geral

Praias têm 23 trechos impróprios para banho

08/11/2013
Praias têm 23 trechos impróprios para banho

Dos 60 trechos de praias analisados pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) esta semana, 23 estão impróprios e 37 podem ser aproveitados pelos banhistas. O aumento do número de trechos impróprios é causado, na maioria dos casos, pela incidência de chuvas que caíram nas regiões sul, norte e metropolitana, nos dias em que foram feitas as coletas, 4 e 5.
bah_1095_1  A definição da classificação é feita a partir dos índices de Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100ml de água, durante cinco semanas. As coletas semanais são analisadas no laboratório de microbiologia, que passou por recente reforma para garantir a qualidade do trabalho, dentro do que determina a resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
No relatório é possível observar os índices de Coliformes encontrados nas amostras de cada ponto.
Há apenas um ponto não indicado aos banhistas nos 11 trechos localizados no litoral sul, entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga. Na região metropolitana são verificados 32 trechos, entre a Barra de São Miguel e a Barra de Santo Antônio, entre eles há 12 impróprios para banho. No litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, são verificados 17 pontos e 10 deles não estão indicados aos banhistas.
O relatório é produzido pela Diretoria de Laboratório a partir de coletas, feitas todas as semanas, e que são analisadas no laboratório de microbiologia. No setor há ainda o laboratório para análises físico-químicas, que atualmente passa por uma reforma que deverá durar dois meses. Nesse período, em caso de necessidade, as amostras para esse tipo de análise serão enviadas a outros laboratórios.
O documento está disponível no site do IMA e pode ser visualizado em PDF ou através do Google Earth.