Geral

Eleitor Jovem: Palestra em escola particular encerra ações de 2013

13/11/2013
Eleitor Jovem: Palestra em escola particular encerra ações de 2013

Cerca de trezentos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio da escola SEBCOC participaram, na manhã desta quarta-feira (13), da última palestra do Programa Eleitor Jovem no ano de 2013. Além de receberem noções de cidadania e escutar sobre a importância do voto, alguns alunos realizaram o alistamento eleitoral e já saíram com seus títulos de eleitor.Palestra S
Desde o início de outubro, a equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) percorreu diversas escolas públicas e particulares, levando conhecimentos a milhares de jovens estudantes. Já no mês de dezembro, um novo calendário de palestras deverá ser formatado, desta vez beneficiando as 1ª, 3ª e 54ª Zonas Eleitorais de Maceió.
“Pensei que para tirar o título de eleitor fosse um processo muito mais complicado. Foi tudo muito rápido e todo o procedimento não durou mais que cinco minutos. Agora posso colocar em prática o que escutei na palestra, sendo um cidadão e votando com responsabilidade e dignidade”, afirmou o aluno Yago Costa.
Para o diretor da EJE, desembargador eleitoral Luciano Guimaraes Mata, é importante que o jovem eleitor tenha consciência do importante papel que possui na sociedade e, votando consciente e coibindo a prática de crimes eleitorais, eles se tornam grandes parceiros da Justiça Eleitoral. “Esses jovens são formadores de opinião e grandes disseminadores de informações. É deles a responsabilidade de construir um país melhor para todos nós, e isso eles só conseguirão com o voto consciente”, enfatizou.

    Alistamento Eleitoral

O atendimento para aqueles que querem tirar o primeiro título continua acontecendo em todos os cartórios eleitorais. Os jovens que completarão 16 anos até o dia da eleição de 2014 poderão fazer o alistamento a partir de janeiro e aqueles que já completaram 18 anos precisam lembrar que o voto é obrigatório. Para se alistar é preciso portar um documento original com foto, o CPF e um comprovante de residência (no caso dos menores, pode ser dos pais).