Cidades

Estudante alagoana é aprovada em Mestrado de Astronomia da USP

26/07/2013
Estudante alagoana é aprovada em Mestrado de Astronomia da USP

Quem frequenta o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), com certeza conhece Kizzy Alves Resende. Sempre com um sorriso no rosto, a jovem pode falar horas e horas sobre estrelas variáveis, estrelas duplas e outras especificidades que fascinam os estudiosos do universo. Nestes dias, a estudante tem mais um motivo para sorrir: ela foi aprovada no Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), um dos mais renomados centros de pesquisa em Astronomia do País.
 Para entender a importância da conquista de Kizzy, é preciso voltar a 2005, quando era aluna do 1º ano de Ensino Médio da Escola Estadual Bom Conselho, em Bebedouro. Foi nesta época que conheceu aquele que seria o seu mentor na ciência, o professor de Física Adriano Aubert. “Naquela época, ela não tinha qualquer interesse por Física ou qualquer outra ciência exata”, lembra o professor.
Em 2006, Kizzy se inscreveu no projeto “Fazendo Ciência na Escola”, que Aubert promoveu com várias turmas do Bom Conselho e onde, ao final do ano, cada aluno precisava apresentar um trabalho sobre um tema específico. O desinteresse inicial se converteu em paixão quando o professor levou o planetário móvel da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a escola. “Nunca passou pela minha cabeça me envolver com a Astronomia, mas à medida que pesquisava para o meu trabalho, apaixonava-me cada vez mais por aquele universo”, conta a jovem. O empenho foi tanto que, no mesmo ano, Kizzy teve seu estudo sobre estrelas duplas selecionado para a Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb), em Belo Horizonte.

Observatório

Após concluir o Ensino Médio, já atuava no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e a Usina Ciência da Ufal. Em 2009, quando foi inaugurado o Observatório Astronômico do Cepa, Adriano Aubert, coordenador do espaço, convidou a pupila para compor a equipe de voluntários que atuam no observatório.
No observatório, Kizzy faz um pouco de tudo: opera o planetário móvel da Usina Ciência, é instrutora de cursos e comparece semanalmente às sessões do observatório. As atividades realizadas no local auxiliaram nos projetos desenvolvidos no curso de Licenciatura em Geografia da Ufal, onde se formou recentemente. “Graças ao envolvimento com o projeto do professor Adriano, no 2º ano do Ensino Médio, eu já sabia como redigir um trabalho científico. Estes anos no OAGLL também me tornaram mais comunicativa e falar em público se tornou algo natural, o que é muito importante para alguém que, como eu, quer ser professora”, avalia.

Orgulho

Com um projeto sobre a importância dos planetários como recursos didáticos, Kizzy foi aprovada logo na primeira chamada do recém-criado mestrado do IAG-USP, sendo a única alagoana e nordestina entre os quinze aprovados . As aulas começam no dia 12 de agosto e a garota segue para São Paulo deixando amigos e família em Alagoas, mas levando consigo a determinação de voltar para a terra natal para contribuir ainda mais para a difusão da Astronomia no Estado.
“Este mestrado é uma grande conquista, mas também um desafio para mim. Quero aperfeiçoar tudo o que já aprendi e voltar a Alagoas para colaborar ainda mais na divulgação da Astronomia. O professor Adriano foi uma peça chave neste processo, pois, se não fosse ele, minha vida teria tomado uma direção diferente, ele é um amigo e uma referência de profissional para mim”, destaca.
Adriano não esconde o orgulho pela conquista da aluna. “Nesses oito anos que convivo com Kizzy, ela teve uma evolução incrível, é muito dedicada e a sua aprovação no IAG deixou todos nós contentes. Além disso, sua conquista mostra que, tendo o incentivo e os e os espaços de difusão, muitos outros jovens também podem ter trajetória de sucesso na astronomia”, afirma.