Geral

Appian Brazil anuncia a maior aquisição da Mineração Vale Verde em Alagoas

27/11/2019
Appian Brazil anuncia a maior aquisição da Mineração Vale Verde em Alagoas

José Fernando Fagundes balança o sino anunciando um marco para mineradora, ao lado de Paulo Castellari (Foto – Assessoria)

A Mineração Vale Verde (MVV), empresa que faz parte do grupo Appian Brazil, anunciou nesta segunda-feira (25) a assinatura do acordo com a Fagundes Construção e Mineração S.A., uma das líderes no setor de serviços de operação de mina.

Trata-se do maior contrato do Projeto Serrote, localizado no Agreste alagoano.
O acordo de cinco anos, previsto para iniciar em dezembro próximo, abrange a construção da barragem de rejeitos e dos acessos; a preparação das pilhas de minério e estéril; e a operação do Projeto pelo período de quatro anos, incluindo a retirada do material para a liberação das frentes de minério para a lavra.
“Esse investimento é uma demonstração de que acreditamos na robustez e qualidade desse ativo. O modo pelo qual estamos presentes em Alagoas demonstra como queremos crescer na indústria da mineração: com desenvolvimento sustentável desde a concepção do projeto até nossa relação com as comunidades, adotando abordagens inovadoras e deixando um legado que respeite o território com uma operação responsável e extremamente segura”, afirma o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari.
Com capacidade anual de 4,1 milhões de toneladas de alimentação de minério na planta, o investimento previsto no Projeto é superior a R$ 700 milhões e a expectativa de início da operação é em meados de 2021.
As obras na mineradora avançam a todo vapor com os trabalhos de terraplenagem e da adutora. Em janeiro, começam as obras civis, a construção da barragem e a abertura da mina.
Atualmente, cerca de 600 trabalhadores atuam no empreendimento. Durante o pico das obras, em 2020, a previsão é de geração de 1,2 mil empregos diretos e indiretos, com 70% de trabalhadores da região, conforme diretrizes da Appian Brazil.
Em outubro deste ano, 68% dos funcionários do Projeto Serrote eram de Alagoas, sendo 53% dos municípios de Arapiraca e Craíbas.
O Projeto Serrote conta com uma mina a céu aberto e reservas publicadas de 85,5 milhões de toneladas de minério de cobre sulfetado. O Projeto possui Licença de Instalação (LI) para implantação do empreendimento, prorrogada em outubro por mais dois anos.
SOBRE A APPIAN BRAZIL
Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos, administrado pela Appian Capital Advisory LLP, com foco em mineração.
O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Ipiaú-BA, denominado Atlantic Nickel, cujo foco é a produção de concentrado de níquel sulfetado, com capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que tem seu primeiro embarque previsto para o primeiro trimestre de 2020.
Sediada em Londres, a Appian possui escritórios em países como a África do Sul e o Canadá.