Geral

Sesc dá início ao Fórum Estadual Nordeste das Artes

11/04/2019
Sesc dá início ao Fórum Estadual Nordeste das Artes

Com a presença de um público assíduo, o encontro foi composto por artistas, produtores culturais e admiradores da arte alagoana. A abertura do Fórum foi realizada pela equipe do Sesc, da área de cultura, com foco na importância da produção artística e cultural nos estados do Nordeste.

O primeiro painel de debate iniciou às 09h, com os convidados Luiz Fernando Barbosa Gomes Magalhães e Waneska Pimentel, que trouxeram o tema “Cultura na agenda política” e levantaram questões sobre incentivos a projetos culturais dentro do Estado. A palestra teve como mediadora a analista em artes visuais do Sesc Alagoas, Fabiana Xavier.   

Os convidados Peró Andrade e a Profª. Dr. Rita Namé, com mediação do analista em música do Sesc, Luann Veiga, propôs ao público um debate sobre a “Formação e profissionalização do artista”, a fim de tratar os direitos e deveres, além da relevância de uma boa capacitação profissional na esfera artística.

O Nordeste das Artes, que tem como objetivo fortalecer, ampliar esforços, com foco na profissionalização e na autogestão dos profissionais da área cultural na região, acontece até sexta-feira, 12, com mais dois painéis: “ACultura digital, juventude e redes de convivência”, com os palestrantes Felipe Miranda e Marcos Mesquita, e “Práticas culturais em Alagoas: memória e sistemas de transmissão da cultura de tradição popular” com Telma César e Nadja Rocha.