Geral

Prefeitura oferta serviços gratuitos de promoção da saúde no centro

14/02/2019
Prefeitura oferta serviços gratuitos de promoção da saúde no centro

O Centro de Arapiraca foi, mais uma vez, palco para ações de promoção da saúde. Com concentração na praça Luiz Pereira Lima, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde e parceiros do município, ofertou uma série de serviços gratuitos para a população, nesta quinta-feira (14).

As ações fazem parte do cronograma da Coordenação da Promoção da Saúde, que durante estes dias que antecedem o período carnavalesco chama a atenção da população para os cuidados e prevenção das infecções, a exemplo das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Entre as atividades, também foram realizadas aferição da pressão arterial, exame de glicemia, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A população também recebeu orientações diversas de cuidados com a saúde sobre como identificar e tratar da tuberculose e hanseníase, a evitar focos do mosquito Aedes Aegypti. No local, ainda foram distribuídos  preservativos.

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, durante o dia, as equipes realizaram 280 testes rápidos, sendo identificados 4 casos de sífilis reagente. Para a Daniela França, coordenadora de IST/ AIDS/ Hepatites Virais, entre as atividades realizadas durante o ano, está ações em espaços públicos.

“A proposta é levar as informações para a população, a fim de chamar atenção para os cuidados com a saúde, apresentar os serviços do município e possibilitar avaliações e exames gratuitos”, destacou a coordenadora.

Edite Maria de Melo,  70 anos, uma das usuárias, falou da importância do serviço. “Eu vi a movimentação aqui na praça e vim saber o que era. Já estava há um ano sem fazer teste de glicemia. Aproveitei a oportunidade e já saio com o resultado na hora. Uma maravilha”, afirmou.

Para a realização da programação, a equipe da Promoção da Saúde contou com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que participou com os alunos do curso de Medicina, do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA), coordenação do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Ceproal e Escola Santa Bárbara.