Geral

Prefeitura de Palmeira implanta coleta seletiva no município

06/06/2018
Prefeitura de Palmeira implanta coleta seletiva no município

IMG-20180605-WA0012

Destacar a importância da preservação do meio ambiente aos quatro cantos do município também é uma das preocupações do Governo Júlio Cezar. Especialmente hoje (5), quando é comorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico de Palmeira dos Índios (Semarhpi), lançou uma ação inédita em um município alagoano: a implantação da coleta seletiva. Para isso, agentes de saúde e de endemias, além de membros da Associação dos Catadores Recicláveis de Palmeira dos Índios (Ascamrpi) visitaram cada casa do Juca Sampaio, bairro piloto do projeto, para explicar à comunidade como o lixo doméstico deve ser separado.

A ação, além de beneficiar os catadores de materiais recicláveis, ainda vai evitar o acúmulo de lixos nas ruas, doenças e a poluição ambiental e fazer com que as pessoas aprendam a separar o lixo seco do lixo orgânico. Para isso, bata apenas ter duas lixeiras em casa, uma para cada tipo de resíduo. “Participar da implantação da coleta seletiva em Palmeira foi muito importante para nós e ficamos felizes por essa inciativa do município. A gente vem lutando nos municípios pela implantação da coleta e a inclusão social dos catadores. E hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, Palmeira sai na frente e dá esse importante passo para conscientização mundial, a partir de um bonito projeto, com o apoio doa catadores e do município. Não se faz coleta seletiva sem o município presente e nisso o prefeito Júlio Cezar e toda a equipe do Governo Municipal estão de parabéns”, explicou a gerente de Resíduos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Elaine Melo.

 IMG-20180605-WA0014

O prefeito Júlio Cezar também parabenizou a equipe da Semarhpi pelo trabalho que tem desenvolvido desde o último domingo (3), com o início das programações da Semana do Meio Ambiente e elogiou o fato de Palmeira ter dado mais um passo em busca de uma qualidade de vida melhor para a população. “Além de termos um ganho de qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, sem lixos nas ruas, ainda ajudamos os catadores na reciclagem do lixo, que vira fonte de renda para eles. Peço à população que receba bem o agente em suas casas e, com eles, aprenda a melhor forma de separar o lixo doméstico. Agradeço à Semarphi, em nome da secretária Anna Luísa França, e à Semarh por toda a parceria e comprometimento com este trabalho. O meio ambiente e todos nós agradecemos por isso”, disse o prefeito Júlio.

A programação da Semana do Meio Ambiente continuará nesta quarta-feira (6), a partir das 8h30, com circuito de palestras em escolas particulares e às 19h, Cine Ambiental, na Escola Pedro Rodrigues Gaia, na comunidade de Coruripe da Cal.

Na quinta-feira (7), plantio de mudas pela Semarhpi, com a participação de Escolas Municipais. Às 14h, oficina de reutilização de óleo de cozinha usado e garrafas pet, na Associação Comunitária do Uruçu.

Na sexta-feira, último dia de atividades, caminhada pelas ruas do Centro de Palmeira. Concentração às 7h30 na Praça do Skate. Em seguida, acontecerá a I FEICE Feira de Ciências Ecológica na Aquarius Hall. Às 8h30, circuito ecológico na Escola Deputado José Sampaio, na Vila João XXIII.