Geral

II Semana Azul segue com atividades em Palmeira dos Índios

03/04/2018
II Semana Azul segue com atividades em Palmeira dos Índios

Foto 3

O Dia de Conscientização do Autismo foi comemorado ontem (2) com uma caminhada pelas principais ruas de Palmeira dos Índios. Ao longo da semana, a prefeitura do município realizará diversas atividades durante a II Semana Azul com palestras, ciranda de inclusão e ações educativas, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Hoje (3), a programação continuou com uma Ciranda da Inclusão no Caps dr. Osvaldo Silva. O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA) e afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Palmeira dos Índios, 25 escolas possuem salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças portadoras de autismo e que estão inseridas na rede municipal de ensino público, por meio da educação especial. De acordo com o deputado estadual Léo Loureiro, que já foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o município é o que oferece maior estrutura educacional para os portadores de autismo. “O que o prefeito Júlio Cezar tem feito aqui é algo fantástico. Cuidamos do concreto, mas cuidar das pessoas é mais delicado, mas também mais compensador. A Apae tem mais de três mil pessoas em atendimento, mas sempre dará o apoio e suporte que Palmeira precisa”, garantiu o deputado, que também participou da caminhada.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a Apae está de mãos dadas com o município de Palmeira desde o ano passado, quando foi implantada a Casa Azul na cidade. “A Casa Azul é a porta de entrada para acolher essas crianças especiais. Somos o município que tem mais sala de aula da educação especial no estado e estamos felizes em podermos oferecer essa prestação de serviços para as crianças, mas também para os pais que tanto lutam para que seus filhos tenham uma educação de qualidade, mas também que atenda as necessidades que eles tanto desejam”, finalizou o prefeito Júlio.

Participaram da caminhada secretários municipais, vereadores, professores, pais e crianças portadoras de autismo.

Confira a programação para essa semana:

04/04 – Palestra “A Educação do Autista e o fazer pedagógico na Escola”: Auditório da Escola Drº Gerson Jatobá, às 8h.

05 e 06/04 – Escola e Comunidade: Uma ação educativa em cada unidade de ensino.