Geral

Estudantes de União dos Palmares aprovam Escola de Ensino Integral da rede estadual

10/02/2017
Estudantes de União dos Palmares aprovam Escola de Ensino Integral da rede estadual
Elizeu, Alexsandra, Ítalo e Weverton aprovam a nova modalidade de ensino; cerca de 1.200 estudantes frequentam escola estadual, que foi uma das 16 contempladas com a ampliação do programa de Ensino Integral em 2016. José Demétrio

Elizeu, Alexsandra, Ítalo e Weverton aprovam a nova modalidade de ensino; cerca de 1.200 estudantes frequentam escola estadual, que foi uma das 16 contempladas com a ampliação do programa de Ensino Integral em 2016. José Demétrio

Prestes a completar 40 anos, a Escola Estadual Carlos Gomes de Barros, tradicional unidade da rede no município de União dos Palmares, atendendo atualmente cerca de 1.200 estudantes, foi uma das 16 contempladas com a ampliação do programa de Ensino Integral em 2016, uma das principais iniciativas promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Após adequações e mudanças, desde reforma nas instalações, recebimento de equipamentos e laboratórios, como o de robótica, e ajustes de pessoal, a comunidade escolar, em especial os alunos, observam e aprovam a nova modalidade de ensino, com certificação para o Ensino Médio e ainda preparação para o mercado e para a vida.

Entusiasmados com a aula do curso ofertado de Recursos Humanos (RH) – a unidade também oferta o técnico em Marketing -, os alunos Elizeu Silvestre, Alexsandra Sebastião da Silva, Italo Hugo Pereira Tomas e Weverton Pereira, todos aprovados para a 2ª série do Ensino Médio, destacam as mudanças e melhorias.

“No começo foi corrido, não éramos acostumados. Agora estamos vendo que é possível”, disse Elizeu.

“Foi difícil, mas não desistimos. Eu acreditei na proposta e convenci aos meus pais que era o melhor. Ainda bem que fomos em frente”, declarou Weverton, com palavras ratificadas pelo colega Italo. “Nós acreditamos e estamos vendo, disciplinas eletivas, laboratório de robótica e o curso técnico, que terá continuidade no próximo ano”, afirmou Alexsandra.

Proposta avançada

Os diretores da Unidade, Edneide Anselmo Farias, Sílvio Rogério Lobo e Marta Maria Teixeira, explicaram que o início da oferta de Ensino Integral foi uma conquista direta com a comunidade e que, após este ano de adaptações, esperam desenvolver melhor ainda a nova proposta.

“Em princípio foi uma conquista. A proposta do Programa de Ensino Integral apresentada pela rede foi excelente. Acreditamos que é o melhor para o aluno e levamos para a comunidade. Esperamos que este ano seja ainda melhor e consigamos realmente levar isto para nossa escola, que é muito boa, bonita e tem aceitação da comunidade”, avaliou a diretora geral, Edneide Anselmo.

Segundo a direção, a escola ainda dispõe de vagas para a matrícula 2017. Os interessados devem procurar a secretaria daquela unidade.

Ginásio poliesportivo

A escola também será beneficiada com a construção de um ginásio poliesportivo exclusivo. De acordo com o superintendente de infraestrutura e tecnologia da Seduc, Djaci Magalhães, a obra já foi licitada e aguarda o tempo necessário entre assinatura da ordem de serviço e seu efetivo início.