De volta para o futuro: relembre os avanços científicos mais relevantes de 2015

22/10/2015
De volta para o futuro: relembre os avanços científicos mais relevantes de 2015

vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

O dia 21 de outubro de 2015 está sendo celebrado em todo o mundo, especialmente pelos fãs do filme De Volta para o Futuro, clássico dos anos 80. No enredo, os pesonagens MCFly e o doutor Emmet Brown fazem uma viagem no tempo: saem do ano de 1985 e chegam ao futuro, exatamente hoje, 21 de outubro de 2015, no carro Delorean. No decorrer da história se deparam com algumas “novidades do futuro”, tais como o skate voador, a identificação por biometria, carros voadores e “roupas inteligentes”.

Até aqui, nada muito novo para os fãs e internautas conectados com a cultura pop. Mas e se MCFly e o Emmet Brown de fato desembarcassem em 21 de outubro de 2015, quais seriam as descobertas e inovações do ano que iriam surpreendê-los? Com certeza descobririam que terão que olhar mais para os fenômenos astronômicos e quem sabe criar uma versão estrelar do Delorean (máquina do tempo criado no filme em um carrro de mesmo nome). Isso porque, entre os principais destaques científicos até a data, a maior parte diz respeito a descobertas fora do planeta Terra.

Relembre alguns acontecimentos científicos que marcam o ano até agora:

01

1) Planeta Kepler 452b poderia ser a nova Terra

A missão Kepler, da Nasa, confirmou a descoberta de um planeta com características próximas à da Terra e que orbita uma estrela parecida com o Sol. O Kepler-452b está localizado em uma “zona habitável”, definição dada a áreas do espaço em volta de estrelas que têm temperatura parecida à da Terra e apresentam condições para a existência de água líquida na superfície de corpos celestes. Seu diâmetro é 60% maior do que o do nosso planeta, o que o faz dele uma ‘super Terra’. O exoplaneta leva 385 dias terrestres para completar uma órbita, ou seja, o ano por lá dura 5% a mais que o nosso. A massa e a composição do planeta ainda não foram determinadas, mas as pesquisas apontam que o planeta é rochoso.