Geral

Governo entrega Biblioteca Pública Estadual na próxima terça-feira

12/11/2014
Governo entrega Biblioteca Pública Estadual na próxima terça-feira

A restauração preservou as características originais do Palacete Barão de Jaraguá, edificação histórica que abrigou o Imperador Dom Pedro II (Foto:Thiago Sampaio)

A restauração preservou as características originais do Palacete Barão de Jaraguá, edificação histórica que abrigou o Imperador Dom Pedro II (Foto:Thiago Sampaio)

  O Governo do Estado reabre ao público, na próxima terça-feira (18), às 19h, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, completamente modernizada. A obra, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi responsável pela restauração de todo o prédio centenário Palacete Barão de Jaraguá. A solenidade contará com a presença do governador Teotonio Vilela e do secretário da Cultura, Osvaldo Viégas.
O equipamento público, que antes abrigava também o Arquivo Público Estadual, agora sedia apenas a Biblioteca Pública. Desde a instituição do Decreto Estadual nº 29.175 de 2013, o espaço ganhou novo nome, e passou a chamar-se Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.
Após as obras, a sede da Biblioteca Pública está com suas instalações recuperadas, preservando as características originais do Palacete Barão de Jaraguá, edificação histórica que abrigou o Imperador Dom Pedro II. Com o projeto de modernização, a Biblioteca dispõe de novo mobiliário, equipamentos tecnológicos, acervo literário e dois telecentros, além de contar com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
O projeto, que resulta de convênio firmado entre o Estado de Alagoas, por meio da Secult e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), teve investimento global de 3,4 milhões, mais de R$ 800 mil desse montante contrapartida do Tesouro do Estado.
O secretário da Cultura, Osvaldo Viégas destacou a importância do momento no que diz respeito ao acesso da população ao livro e a leitura, em um espaço cultural que envolve história e novas tecnologias.
“A Biblioteca funcionará em um ambiente de arquitetura histórica do Estado, alinhado com a modernidade das novas tecnologias de acesso à informação. Também é importante salientar o reconhecimento dado ao escritor Graciliano Ramos, que terá um espaço dedicado à sua produção literária”, concluiu.
Na ocasião, acontecerá ainda o lançamento do livro ‘Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos’, com texto inédito do historiador Moacir Medeiros de Sant’Ana. Também será inaugurado o Memorial Graciliano Ramos, um espaço expositivo sobre a vida e a obra do ilustre escritor alagoano, e um dos novos espaços dentro da Biblioteca que será aberto à visitação pública.
Essa reabertura coincide com a celebração dos 80 anos da publicação do livro São Bernardo, importante e significativa obra do escritor Graciliano, Ramos, que teve sua 1ª edição publicada em novembro de 1934, no Rio de Janeiro (RJ).