Vida Esportiva

Porta-voz da Fifa reafirma candidatura de Infantino na eleição de 2027

Presidente da entidade cumpre seu terceiro mandato, que ficou marcado por polêmicas no fim

Agência O Globo - 06/09/2026
Porta-voz da Fifa reafirma candidatura de Infantino na eleição de 2027
Infantino - Foto: Reprodução / Instagram

Apesar das polêmicas que vêm envolvendo a reta final de seu terceiro mandato, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, concorrerá à reeleição em 2027. A intenção foi confirmada por um porta-voz da entidade a veículos europeus, como a emissora britânica Sky Sports e o jornal francês L'Equipe.

"O presidente da Fifa anunciou em abril que concorreria à reeleição em 2027. É claro que nada mudou. O Sr. Infantino concorrerá à reeleição", diz o porta-voz.

Infantino virou alvo de críticas pela condução da Copa do Mundo de 2026, principalmente pela excessiva proximidade e influência concedida ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A situação do italiano ficou ainda pior quando ele apresentou uma proposta de entrada de investidores privados nos torneios da Fifa. A ideia foi rejeitada e levou a Uefa, a confederação europeia, a ameaçar um boicote a competições Fifa. A Uefa já recuou da ideia, mas mantém a postura crítica.

Infantino, que fez sua primeira aparição em competições desde o Mundial no sábado, quando foi a Katowice, na Polônia, para acompanhar a abertura da Copa do Mundo Feminina sub-20, cumpre seu terceiro mandato na entidade. Um eventual quarto mandato seria o último, pelas regras.

A eleição da Fifa acontece apenas em março do ano que vem, mas as candidaturas devem ser manifestadas até o dia 18 de novembro.