Vida Esportiva

Na Polônia, Infantino fará primeira aparição em competições após polêmicas

Presidente da Fifa estará presente no duelo entre Polônia e Argentina, jogo de abertura da Copa do Mundo Feminina sub-20

Agência O Globo - 05/09/2026
Na Polônia, Infantino fará primeira aparição em competições após polêmicas
Gianni Infantino, presidente da Fifa - Foto: © ANSA/EPA

A partida entre Polônia e Argentina, que abre a Copa do Mundo Feminina sub-20, contará com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Esta será a primeira aparição do mandatário em competições após semanas envolvido em polêmicas com a Uefa, que ameaçou boicotar os torneios da entidade.

A informação é do jornal francês L'Equipe, que confirmou a presença de Infantino através de um porta-voz da Federação Polonesa de Futebol. O duelo ocorre na cidade de Katowice, às 10h (de Brasília).

A Copa do Mundo Feminina sub-20 seria o primeiro torneio afetado pelo boicote proposto pela Uefa, que foi suspenso no último dia 27. A confederação europeia entrou em conflito com Infantino após a tentativa frustrada do mandatário de abrir a Fifa e seus torneios a investidores privados, o projeto Fifa Forward.

"A Fifa confirmou por escrito à Uefa que o projeto Fifa Forward Enterprise foi retirado 'de maneira irrevogável e definitiva' e que 'não voltará a surgir sob nenhuma outra forma, estrutura, denominação ou aparência'. Após obter as garantias exigidas da Fifa em 30 de julho e consultar suas associações nacionais, a Uefa aceitou, portanto, suspender, em caráter provisório, a retirada das equipes europeias das competições da Fifa para a próxima temporada", escreveu a Confederação Europeia em um comunicado.

Nos bastidores, a disputa continua intensa. Na Justiça dos Estados Unidos, a Fifa acusou a Uefa de promover uma "campanha de difamação".

Além das polonesas, outras cinco seleções europeias participam da competição: França, Itália, Inglaterra, Portugal e Espanha. O Brasil também faz sua estreia neste sábado, às 10h, em duelo com a Tanzânia.