Vida Esportiva

Filho de brasileiro, promessa do Borussia Dortmund sonha com Copa do Mundo pela Itália

Samuele Inácio, de 18 anos, entra na lista do Golden Boy 2026 e tem futuro disputado entre italianos e brasileiros

Agência O Globo - 22/05/2026
Filho de brasileiro, promessa do Borussia Dortmund sonha com Copa do Mundo pela Itália
Samuele Inácio

Uma das principais promessas do Borussia Dortmund já definindo qual seleção deseja representar no futuro. Filho do ex-jogador brasileiro João Batista Inácio, o Piá, o atacante Samuele Inácio, de 18 anos, revelou o sonho de conquistar uma Copa do Mundo com a seleção italiana.

A declaração foi feita pelo próprio Piá em entrevista ao jornal Tuttosport, após Samuele ser incluído pela primeira vez na lista dos 100 indicados ao prêmio Golden Boy 2026, que reúne os maiores talentos jovens do futebol europeu.

— O sonho dele é ganhar a Copa do Mundo com a Azzurra. Quem sabe daqui a quatro ou oito anos. Ele vive para isso — afirmou Piá.

Nascido e criado em Bergamo, Samuele tem mãe italiana e pai brasileiro. Apesar das raízes divididas, a família garante que o terror se sente totalmente integrado à cultura italiana.

— Ele se sente 100% italiano. Italiano de verdade. Samu só pensa na Azzurra. Ele fala melhor inglês do que português — destacou o pai.

Ainda assim, a possibilidade de atuar pela Seleção Brasileira de Futebol não está descartada. Piá admitiu que, caso o jovem não tenha oportunidades na equipe principal da Itália, uma eventual convocação brasileira poderia ser considerada no futuro.

— Se com o tempo ele não for convocado para a seleção principal, por que não diria ao Brasil? — comentou.

O nome de Samuele ganhou ainda mais destaque após especulações sobre uma possível convocação para amistosos da seleção principal italiana contra Luxemburgo e Grécia. Segundo Piá, o Borussia Dortmund não colocaria obstáculos caso o técnico interino da Itália opte por chamar o atacante.

— O Borussia certamente o liberaria. O clube considera um jogador do time principal, um jogador de Bundesliga — explicou.