Vida Esportiva
Maurício, do Palmeiras, é convocado pela primeira vez para a seleção paraguaia
Meia se naturalizou no mês passado e mira vaga na Copa do Mundo de 2026
Maurício, meio-campista do Palmeiras, foi convocado neste domingo (10) pela primeira vez para defender a seleção do Paraguai. O atleta de 24 anos integra a lista do técnico Gustavo Alfaro para a Data-Fifa de março, período em que a equipe paraguaia disputará dois amistosos: contra a Grécia, no dia 27, e diante do Marrocos, em 31 de março.
Agora, Maurício jogará ao lado de Gustavo Gómez e Ramón Sosa, companheiros de Palmeiras que também foram chamados para a seleção paraguaia. O Paraguai está no grupo D da Copa do Mundo, ao lado de Estados Unidos, Austrália e uma seleção a ser definida pela repescagem.
O meia se naturalizou paraguaio no mês passado para buscar uma vaga na Copa do Mundo de 2026. A Fifa homologou a mudança em 9 de fevereiro, tornando Maurício oficialmente apto a representar o país sul-americano, que retorna ao Mundial após 16 anos de ausência.
Apesar de nunca ter atuado por clubes paraguaios, o processo de naturalização foi facilitado pela ascendência paterna. O nome do jogador já aparece como elegível para defender o Paraguai na plataforma oficial da Fifa, a FIFA Change of Association Platform.
Segundo as diretrizes atualizadas pela Fifa em 2022, o atleta não pode ter participado de mais de três partidas oficiais pela seleção de origem, nem ter entrado em campo após os 21 anos. Maurício atende a esses critérios, embora tenha defendido a seleção brasileira nas categorias de base.
Ele foi convocado três vezes para amistosos do sub-20 em 2020, sob comando de André Jardine, antes das Olimpíadas de Tóquio, e disputou o Pré-Olímpico em 2024, com Ramon Menezes.
Na atual temporada, Maurício soma 14 jogos, três gols e duas assistências. Desde que chegou ao Palmeiras, em 2024, acumula 89 partidas, 17 gols e 13 assistências.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master
-
4DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1