Vida Esportiva
Paraquedista de base de 28 anos morre durante salto no 'Vale da Morte', na Suíça
Jovem alemão perdeu o controle durante salto em ponte famosa; autoridades investigam causas do acidente
Um praticante alemão de base jumping, de 28 anos, morreu neste domingo (4) após sofrer um acidente durante um salto em Gimmelwald, na Suíça. A região é conhecida entre esportistas radicais como o “Vale da Morte” devido à frequência de acidentes fatais. O jovem caiu em um terreno rochoso logo após saltar da Ponte Nepal, localizada no distrito de Lauterbrunnen, um dos destinos mais procurados por adeptos do esporte.
De acordo com a polícia cantonal de Berna, o paraquedista estava acompanhado de um colega. O amigo saltou primeiro e, em seguida, o alemão iniciou seu salto. Por motivos ainda desconhecidos, ele perdeu o controle durante a descida e se chocou contra o penhasco sob a ponte. Um boletim de ocorrência por desaparecimento chegou a ser registrado, mas os serviços de emergência localizaram o corpo já sem vida abaixo do ponto de salto.
Operação de resgate e investigação
Segundo uma porta-voz da polícia, equipes especializadas, com apoio de helicópteros da Air-Glaciers e da Rega, além de socorristas do Serviço de Resgate Alpino Suíço, participaram das buscas. “O homem só pôde ser encontrado morto pelos serviços de emergência”, informou a representante ao jornal alemão BILD. As autoridades abriram investigação para apurar as causas do acidente e o equipamento utilizado será analisado.
O caso está sob responsabilidade do Ministério Público Federal, conduzido pelo Procurador-Geral da Suíça. A polícia local destacou que a Ponte Nepal é um dos pontos de partida mais frequentados por praticantes de esportes radicais na região alpina.
Este episódio ocorre menos de um ano após um acidente semelhante nas Dolomitas, na Itália, quando um britânico de 33 anos morreu ao cair de um penhasco enquanto praticava base jumping com wingsuit. Na ocasião, o alerta foi dado por dois colegas após a vítima não chegar ao local combinado de pouso. O corpo foi encontrado a cerca de 80 metros do ponto do salto, após uma operação de resgate que durou mais de quatro horas e envolveu drones e helicópteros.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências