Vida Esportiva

Fábio eterno? Relembre outros goleiros famosos pela carreira longeva no futebol

Atleta do Fluminense é o recordista mundial de jogos oficiais, com mais de 1.400 partidas na conta

Agência O Globo - 02/01/2026
Fábio eterno? Relembre outros goleiros famosos pela carreira longeva no futebol
O goleiro do Fluminense, Fábio - Foto: Reprodução / Instagram

Aos 45 anos, Fábio segue quebrando recordes no futebol. O goleiro do Fluminense renovou o contrato até o final de 2027, e pode bater mais marcas históricas se cumprir integralmente o vínculo. Relembre outros jogadores que também passaram — e muito — das quatro décadas atuando no futebol.

Peter Shilton

Antigo detentor do recorde de jogos oficiais (ele atuou em 1.390, e Fábio hoje tem 1417), o goleiro jogou até os 47 anos e 10 meses. Ele ficou em campo como profissional durante 31 anos, entre 11 clubes e a seleção inglesa. Caso cumpra o contrato com o Fluminense, Fábio chegará aos 47 anos e 2 meses de idade como jogador profissional.

Nos últimos anos de carreira, no entanto, ele ensaiou uma aposentadoria em duas oportunidades, mas voltou atrás. Ele chegou até a jogar em times da segunda e terceira divisões, onde disputava poucos jogos e ficava no banco de reservas na maior parte do tempo. Sua principal equipe foi o Nottingham Forest, onde conquistou uma Copa da Liga, uma Premier League, uma FA Charity Shield, duas Champions League e uma Supercopa da Uefa entre 1977 e 1980.

Buffon

Atualmente chefe da delegação da seleção italiana, Gianluigi Buffon se aposentou em 2023, aos 45 anos e sete meses. Ele começou a carreira no Parma, onde levantou três títulos nacionais em duas temporadas, mas foi na Juventus que teve seu maior destaque: 20 campeonatos italianos, incluindo nove vezes a Serie A e uma a Série B.

Pela seleção italiana, foi um dos heróis do título da Copa do Mundo de 2006. Ele sofreu apenas dois gols nas sete partidas — um gol contra e outro um pênalti de Zidane, na final contra a França —, e terminou a carreira com cinco Mundiais no currículo. Ele pretendia se aposentar da seleção após o sexto, em 2018, mas a Itália não se classificou para a competição.

René Higuita

O colombiano marcou o futebol pela irreverência: a "defesa escorpião" de pênaltis o rendeu o apelido de El Loco, assim como a característica de sair da área driblando adversários. Ele se aposentou aos 43 anos e cinco meses, com o título de sexto maior goleiro artilheiro do mundo (41 tentos) e com a Libertadores pelo Atlético Nacional (1989) como principal conquista.

Essam El-Hadary

O egípcio é recordista de jogador mais velho a atuar em uma Copa do Mundo: ele disputou o Mundial da Rússia, em 2018, aos 45 anos e 161 dias. Ele atuou em 10 clubes ao longo de 27 anos, e defendeu a seleção do Egito por 22, terminando a carreira com 508 jogos.

Dino Zoff

Em 1982, aos 40 anos, o goleiro se tornou o mais capitão mais velho ao erguer o troféu da Copa do Mundo pela Itália — ele já havia participado da campanha do vice em 1970. Ele atuou em 954 partidas e empilhou outras nove taças pela Juventus, entre 1972 e 1983.

Léo Flores

Outro brasileiro também merece destaque na lista. E ele deixou até Fábio para trás: pendurou as chuteira em maio de 2025, aos 46 anos, depois de 28 anos atuando no futebol profissional. Sua última temporada completa foi em 2024, quando passou pelo Campo Grande e pelo Artsul, e teve passagens por diversos times do Rio, como Madureira — onde foi revelado —, Portuguesa e São Cristóvão, além de temporadas no futebol português e grego.