Vida Esportiva
Melhores do ano no futebol brasileiro: trio de ataque jovem é o destaque da temporada
Kaio Jorge, Vitor Roque e Rayan somaram 66 gols na temporada e dominaram as artilharias de diversas competições
Contrariando a ideia de que o futebol brasileiro já não revela grandes artilheiros, Kaio Jorge, Vitor Roque e Rayan mostram que o cenário mudou. Atuando por Cruzeiro, Palmeiras e Vasco, respectivamente, os jovens atacantes foram protagonistas e somaram 66 gols na temporada, comprovando seu faro de gol. O desempenho rendeu ao trio a eleição como melhores atacantes de 2025, segundo votação da equipe de Esportes do Extra.
Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão, balançou as redes 21 vezes e comemorou com seu tradicional gesto do "K". Além do poder de finalização, destacou-se também pelas assistências: foram oito, ficando atrás apenas de Arrascaeta, do Flamengo, que liderou com 14 passes para gol.
Ao lado de Matheus Pereira, Kaio Jorge formou uma das duplas mais perigosas do país. Sob o comando de Leonardo Jardim, que se despediu do Cruzeiro ao final do ano, o time conquistou uma vaga direta na Libertadores e chegou à semifinal da Copa do Brasil, mesmo sem levantar títulos. O ataque veloz e vertical foi uma das marcas da equipe.
O desempenho de Kaio Jorge garantiu sua primeira convocação para a seleção principal. Antes de retornar ao Brasil, o atacante atuou ao lado de Cristiano Ronaldo na Juventus, mas enfrentou lesões e dificuldades de adaptação na Europa.
O retorno de Vitor Roque
Vitor Roque também viveu a experiência internacional antes de se destacar novamente no futebol brasileiro. Após passagem pelo Barcelona e empréstimo ao Real Betis, o atacante voltou ao Palmeiras, onde reencontrou a confiança. No Brasileirão, foram 16 gols e três assistências, além de participação fundamental no esquema 4-4-2 de Abel Ferreira. Junto de Flaco López, Vitor Roque ajudou o Palmeiras a ter o melhor ataque da Libertadores, marcando quatro dos 30 gols da equipe na competição.
O desempenho rendeu a Vitor Roque presença na lista de convocados de Ancelotti para a seleção, consolidando sua ascensão no cenário nacional.
Rayan brilha aos 19 anos
O mais jovem do trio, Rayan, viveu sua primeira final aos 19 anos. Ele foi decisivo na semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense, marcando o primeiro gol e participando do segundo, ajudando o Vasco a avançar para a decisão diante do Corinthians. Apesar do vice-campeonato, Rayan foi um dos grandes destaques da temporada vascaína.
Com 20 gols e uma assistência em 57 jogos, o atacante dividiu a artilharia da Copa do Brasil com Kaio Jorge e foi o maior goleador do Vasco no Brasileirão, ao lado de Vegetti. Inicialmente escalado como ponta-direita, Rayan mostrou sua eficiência ao atuar centralizado, conquistando espaço no time de Fernando Diniz.
O jovem atacante já desperta interesse de grandes clubes europeus. O Vasco renovou seu contrato até 2028, elevando a multa rescisória para 80 milhões de euros (cerca de R$ 522 milhões), projetando a maior venda de sua história.
Com Kaio Jorge, Vitor Roque e Rayan, está definida a seleção dos melhores atacantes da temporada segundo o Extra. Nomes que prometem seguir em destaque e não sair do radar dos torcedores, já de olho no Brasileirão 2026, que começa em janeiro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia