Vida e Saúde
Anvisa suspende fabricação de produtos de limpeza em unidade da Unilever
Medida preventiva não determina o recolhimento dos produtos já disponíveis no mercado
A fabricação de produtos de limpeza na unidade da Unilever de Vinhedo, no estado de São Paulo, foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (2) como medida preventiva. De acordo com a autarquia, a medida foi tomada em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e a Vigilância Sanitária do Município de Vinhedo, com o objetivo de assegurar que futuros lotes da empresa não ofereçam risco à saúde pública.
Além disso, segundo comunicado, durante uma inspeção do local foram encontradas falhas nos requisitos sanitários exigidos.
"Entre as inconsistências mapeadas, estão falhas nos controles realizados durante a fabricação e antes da liberação dos produtos, deficiências no monitoramento da água utilizada no processo produtivo e fragilidades na investigação e correção de problemas identificados pela própria empresa", diz a agência, em nota.
Por outro lado, isso não significa que produtos produzidos pela unidade, já distribuídos aos mercados, deverão ser recolhidos. A avaliação das evidências disponíveis até o momento feita pela Anvisa não indicou contaminação microbiológica ou outros problemas sobre os lotes produzidos na fábrica.
"Essa vistoria faz parte de outras ações integradas de fiscalização sanitária de empresas fabricantes de saneantes, categoria que inclui produtos destinados à limpeza, desinfecção e conservação de ambientes", conclui a autarquia.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
3ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
4ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
5DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia