Vida e Saúde

Comer uma vez ao dia e pular refeições, como faz Xuxa, eleva risco de obesidade e gastrite; entenda

Nutricionista destaca a importância do café da manhã para fornecer energia e ajudar a controlar o apetite ao longo do dia

Agência O Globo - 27/06/2026
Comer uma vez ao dia e pular refeições, como faz Xuxa, eleva risco de obesidade e gastrite; entenda
Xuxa - Foto: Reprodução / Instagram

Nesta semana, Xuxa chamou a atenção por revelar hábitos alimentares pouco comuns. Em entrevista à também apresentadora Thais Fersoza no podcast Quem É Você Nesse Rolê?, a Rainha dos Baixinhos afirmou que é "igual cachorro, venha uma vez ao dia". Ela diz que sempre acordou muito tarde, por volta do meio-dia. Foi quando Fresoza questionou se ela almoçava logo de uma vez. Então Xuxa contou que toma um café da manhã e depois só janta mais tarde.

Veja também:

Entenda o que diz a ciência:

Como avaliou que "só venha uma vez", é de se imaginar que o café da manhã não é também muito reforçado. Este hábito, no entanto, não é recomendado pelos nutricionistas e pode provocar uma série de problemas de saúde. Segundo a nutricionista Fabiana Poltronieri, diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), mesmo que esta primeira refeição tenha características de almoço, este hábito é equivalente a pular o café da manhã, já que são longas horas de jejum, o que apresenta riscos para o organismo.

— Pular o café da manhã é um hábito que está relacionado com o aumento do risco de desenvolvimento da obesidade, e também pode contribuir com problemas de gastrite, dor de cabeça, tontura e falta de concentração. Não é uma relação saudável com a comida pular refeições e não é natural acordar no meio do dia — pontua Fabiana.

Mas para quem tem horários periódicos de trabalho que forçam este hábito de acordar perto do início da tarde, como trabalhadores noturnos, o ideal para minimizar os riscos relacionados ao deslocamento do horário de sono é caprichar nesta primeira refeição, depois do longo período de jejum.

— Em termos nutricionais, eu recomendo uma refeição completa e variada, com cuidados ao longo do dia com a hidratação e o consumo de frutas, legumes e verduras, dando sempre preferência aos alimentos in natura e minimamente processados ​​— sugere um nutricionista.

Na entrevista de Xuxa, ela não revelou se seu hábito alimentar é consequência de falta de apetite ou tem outra motivação. Mas Fabiana ressalta que um bom café da manhã é importante até mesmo para regular esse apetite ao longo do dia. Uma rotina saudável com alimentação adequada e boas noites de sono é ainda mais importante para determinadas pessoas, a depender da idade e do quadro de saúde de cada paciente.

— De fato, todas as refeições são importantes, mas o café da manhã é fundamental para uma boa saúde, não apenas por ser a primeira refeição após um longo período de jejum, mas por fornecer energia e ajudar a controlar o apetite ao longo do dia. Algumas pessoas podem ter o hábito de refeições simples, mas esta prática pode ser prejudicial principalmente para crianças em fase de crescimento, adolescentes, pacientes que irão controlar os níveis glicêmicos, praticantes de atividade física, atletas e idosos — completos.