Vida e Saúde
Especialistas indicam três alimentos que podem ajudar pacientes com demência
Vegetais verdes, peixes gordurosos e mirtilos são apontados como aliados da saúde cerebral e podem contribuir para reduzir o risco de declínio cognitivo
O Relatório Nacional sobre Demência, divulgado em 2024, estimou que cerca de 8,5% da população brasileira com 60 anos ou mais convive com a doença. O percentual representa quase dois milhões de casos no país.
Embora não exista uma forma única de prevenção, os especialistas destacam que hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de demência e retardar seu avanço. Entre as principais recomendações estão a prática de exercícios físicos e mentais, o controle do estresse, a suspensão do tabagismo e a adoção de uma alimentação equilibrada.
Em entrevista ao jornal Huffington Post , especialistas apontaram três grupos de alimentos frequentemente indicados aos pacientes por seus possíveis benefícios à saúde do cérebro.
Vegetais verdes
Os vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve, rúcula, alface-romana e couve-galega, estão entre os alimentos mais recomendados para a saúde cerebral. Eles são ricos em nutrientes associados à proteção do cérebro, como folato, vitamina E, vitamina K, luteína e compostos vegetais com ação anti-inflamatória.
“São ricos em nutrientes que parecem beneficiar o cérebro, incluindo folato, vitamina E, vitamina K, luteína e produtos vegetais anti-inflamatórios”, afirmou Dung Trinh, diretor médico da Healthy Brain Clinic, em Irvine, na Califórnia.
Jordan Weiss, professor da Universidade de Nova Iorque, também reforça a importância desses alimentos. "Minha resposta é entediante, mas você manterá o mesmo assim: vegetais folhosos verdes. Eles contêm folato, vitamina K1, luteína e nitrato. Cada um desempenha uma função benéfica para o cérebro no processo de envelhecimento", disse.
Segundo os especialistas, o consumo ideal é de uma porção por dia. A ingestão pode ocorrer em forma de salada, meia xícara de verduras cozidas ou um generoso em generoso como smoothies, omeletes e sopas.
Peixes gordurosos
Outro grupo frequentemente indicado é o dos peixes com alto teor de gordura, como salmão, cavala e sardinha. Esses alimentos são fontes de ômega-3, especialmente o ácido docosa-hexaenoico, conhecido como DHA.
De acordo com Eleni Nicolau, doutora em psicologia clínica, o cérebro é composto por cerca de 60% de gordura, em grande parte formado por DHA. O organismo utiliza esse ácido graxo para construir e reparar neurônios.
Baixos níveis de DHA podem comprometer a comunicação cerebral. Por isso, alimentos ricos em ômega-3 são considerados importantes aliados da saúde cognitiva.
Estudos indicam que níveis mais elevados de ômega-3 no sangue estão associados à melhor estrutura cerebral e desempenho cognitivo. Outra pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition , apontou que a suplementação de ômega-3 a longo prazo foi associada a uma redução de 64% no risco de Alzheimer entre participantes acompanhados durante seis anos.
A recomendação citada por Nicolau é extraída de duas a três porções de peixes gordurosos por semana, o equivalente a aproximadamente 200 a 450 gramas.
Mirtilo
Os mirtilos também aparecem entre os alimentos associados à proteção do cérebro. Estudos sugerem que a fruta pode ajudar a proteger as células contra danos, melhorar a comunicação entre os neurônios e retardar processos relacionados ao envelhecimento.
Christopher Missling, neurocientista especializado em Alzheimer, afirma que os mirtilos estão entre os alimentos mais consistentemente associados a um envelhecimento cerebral mais saudável.
“Entendo que os mirtilos são o alimento mais consistentemente associado a um envelhecimento cerebral mais saudável, pois seus altos níveis de antocianinas e outros antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, dois dos principais fatores que prejudicam o declínio cognitivo”, explicou.
Segundo o especialista, a maioria dos estudos recomenda o consumo de meia a uma xícara de mirtilos por dia. No entanto, algumas pesquisas já observaram benefícios com apenas uma porção semanal.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'
-
5TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros