Vida e Saúde

Pam Bondi, ex-procuradora-geral dos EUA, é diagnosticada com câncer após saída do governo Trump

Aliada do republicano passou por tratamento para câncer de tireoide e se recupera; revelação ocorre em meio à indicação dela para conselho da Casa Branca voltado à inteligência artificial

Agência O Globo - 27/05/2026
Pam Bondi, ex-procuradora-geral dos EUA, é diagnosticada com câncer após saída do governo Trump
Pam Bondi

A ex-procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, de 60 anos, foi diagnosticada com câncer de tireoide pouco depois de ser afastada do comando do Departamento de Justiça pelo então presidente Donald Trump, segundo informações do site Axios. Bondi passou por tratamento e atualmente está em processo de recuperação.

A notícia sobre o diagnóstico surge no momento em que Bondi foi indicada por Trump para integrar o Conselho Presidencial de Assessores em Ciência e Tecnologia (PCAST), órgão responsável por políticas relacionadas à inteligência artificial na Casa Branca.

Bondi deixou o cargo no mesmo dia em que acompanhou Trump à Suprema Corte, onde assistiu a argumentos orais em um caso relevante sobre cidadania por nascimento.

Após a divulgação do diagnóstico, a ex-procuradora-geral recebeu diversas mensagens de apoio nas redes sociais. “Pam vem, silenciosamente, dando uma surra no câncer nas últimas semanas”, publicou no X Katie Miller, apresentadora de podcast e ex-integrante da Casa Branca. “[Bondi] tem um coração de ouro”, acrescentou.

Segundo a Cleveland Clinic, a maioria dos casos de câncer de tireoide pode ser tratada com sucesso. A instituição destaca que a taxa de sobrevida em cinco anos é superior a 98%, embora o prognóstico dependa do tipo e do estágio da doença.

O caso de Bondi remete ao de Jared Kushner, genro de Trump, que revelou em sua autobiografia ter enfrentado, de forma reservada, um câncer de tireoide enquanto trabalhava na Casa Branca. Kushner foi submetido a uma cirurgia para remoção do tumor durante o mandato de Trump e, já fora do governo, passou por novo procedimento em 2022.

Após ser afastada, Bondi reafirmou seu apoio a Trump e prometeu “continuar lutando pelo presidente”. “Liderar os esforços históricos e altamente bem-sucedidos do presidente Trump para tornar os Estados Unidos mais seguros foi a honra de uma vida, e facilmente o primeiro ano mais consequente do Departamento de Justiça na história americana”, escreveu no X no mês passado.

“Continuo eternamente grata pela confiança que o presidente Trump depositou em mim para Tornar os Estados Unidos Seguros Novamente”, completou Bondi.

Trump nomeou o vice-procurador-geral Todd Blanche como procurador-geral interino enquanto avalia quem assumirá o cargo de forma permanente. A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito pelo New York Post.