Vida e Saúde
Francesa repatriada de cruzeiro com surto de hantavírus segue em estado grave em Paris
Paciente, com mais de 65 anos e comorbidades, permanece em quarentena e sob ventilação mecânica após repatriação
Uma mulher francesa repatriada do cruzeiro afetado por um surto de hantavírus permanece, nesta terça-feira (12), internada em estado grave, sob ventilação mecânica e cuidados intensivos, conforme informaram os serviços médicos franceses. A passageira, cuja identidade não foi divulgada, apresentou quadro grave na noite do último domingo (10) e testou positivo para a doença.
Ela integra o grupo de cinco passageiras francesas repatriadas que viajavam no navio MV Hondius e foram colocadas em quarentena em Paris. Segundo o médico Xavier Lescure, responsável pelo acompanhamento do caso, "ela está conectada a um pulmão artificial" e a um sistema de derivação sanguínea, medidas adotadas para tentar superar o estágio crítico da doença.
— A paciente apresenta agora a forma mais grave de comprometimento cardiopulmonar — afirmou Lescure, durante coletiva no Ministério da Saúde da França.
De acordo com o especialista, a paciente tem mais de 65 anos e já possuía doenças pré-existentes, o que agrava o quadro clínico.
O surto já resultou na morte de três passageiros do navio — um casal holandês e uma mulher alemã — e infectou outros viajantes, incluindo uma sul-africana que faleceu após retornar em um voo da companhia KLM. Um homem italiano, de 25 anos, natural da Calábria, também foi colocado em quarentena preventiva nesta terça-feira (12), após apresentar sintomas compatíveis com hantavírus, tendo participado da mesma viagem.
Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos específicos para o hantavírus, que é endêmico na região de onde o cruzeiro partiu em abril.
As autoridades de saúde reforçam que o risco para a saúde pública mundial é considerado baixo e descartam comparações com a pandemia de covid-19.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3VIOLÊNCIA INFANTIL
Três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo de duas crianças em São Paulo
-
4HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
Dia do Trabalho: frases para celebrar e inspirar neste 1º de maio
-
5POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo