Vida e Saúde
França reembolsará absorventes e coletores menstruais para jovens e mulheres de baixa renda
Medida entra em vigor em setembro de 2026 e visa combater a pobreza menstrual, beneficiando cerca de 6,7 milhões de mulheres.
O governo francês anunciou nesta quinta-feira que passará a reembolsar produtos de higiene menstrual reutilizáveis para mulheres menores de 26 anos e para aquelas em situação de vulnerabilidade a partir de setembro de 2026, três anos após a aprovação da medida.
Os orçamentos de 2024 já previam o reembolso de itens como absorventes reutilizáveis de tecido e coletores menstruais para esse público, incluindo mulheres de baixa renda sem limite de idade. No entanto, a decisão ainda não havia sido efetivamente implementada.
De acordo com os ministérios da Saúde e da Igualdade, cerca de 6,7 milhões de mulheres devem ser beneficiadas pela iniciativa. O objetivo central é “combater a pobreza menstrual” e “incentivar o uso de produtos reutilizáveis”, promovendo mais dignidade e sustentabilidade.
Implementação e impacto social
“A pobreza menstrual não é uma fatalidade. É uma injustiça à qual devemos responder com determinação”, afirmou a ministra da Saúde, Stéphanie Rist, em comunicado oficial.
A medida será válida para produtos vendidos em farmácias e deve entrar em vigor com o início do ano letivo, após as férias de verão. Nas universidades francesas, a previsão é de que as atividades sejam retomadas a partir de meados de setembro.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados