Vida e Saúde
O que é bom pra aliviar ressaca? Quando passam os sintomas? Veja dicas!
Confira quanto tempo dura os efeitos do álcool e quais cuidados fazem diferença no corpo após o consumo exagerado
Dor de cabeça, boca seca, náusea, cansaço, dores musculares, irritabilidade, tontura e falhas de memória… Quem nunca se sentiu assim depois de exagerar nas bebidas? A famosa ressaca do primeiro dia do ano é quase tradição. Mas, afinal, o que ela realmente é? Quanto tempo pode durar? E, principalmente, existe cura ou como evitar?
Dieta vegetariana ajuda a reduzir o colesterol, diz novo estudo
Segundo o Instituto Nacional sobre o Abuso de Álcool e Alcoolismo dos EUA (NIAAA), o termo define um conjunto de sintomas resultantes da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Vale lembrar que o consumo considerado moderado corresponde a uma dose diária para mulheres e duas para homens. Cada dose equivale a dez gramas de álcool puro, o que corresponde a cerca de 300 ml de cerveja (5% de teor alcoólico), 125 ml de vinho (12%) ou 30 ml de destilados (40%).
Em geral, os sintomas começam entre seis e oito horas após o término do consumo exagerado e podem persistir por até 20 horas. A intensidade varia de pessoa para pessoa e depende diretamente da quantidade de álcool ingerida.
Infelizmente, não existe uma maneira realmente eficaz de acelerar a recuperação do organismo — o principal aliado é o tempo. Ainda assim, algumas medidas podem ajudar a amenizar o desconforto. Veja abaixo.
Quantas horas dura a ressaca?
Coma carboidratos Bebidas alcoólicas podem reduzir os níveis de açúcar no sangue. Então, parte da fadiga e da dor de cabeça pode ser por causa do cérebro funcionando sem a quantidade suficiente de seu principal combustível. Alimentos leves, como torradas integrais e sucos, são uma maneira de elevar os níveis de açúcar de volta ao normal gradualmente.
Hidrate-se O álcool é diurético. Ele faz você urinar mais, resultando na perda de muitos líquidos do corpo e desequilibra os níveis de eletrólitos.
Café A cafeína pode não curar a ressaca, mas, como estimulante, tende a aliviar a sonolência. Mas lembre que cafeína e álcool não devem ser misturados, pois ela pode mascarar efeitos depressores do álcool.
Tenha paciência! Seu corpo precisa eliminar os subprodutos tóxicos do álcool, reidratar-se e restaurar suas funções. Os sintomas tendem a diminuir em 8 a 24 horas.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias