Vida e Saúde

Bolsonaro passará por novo bloqueio do nervo frênico nesta segunda-feira

Nova intervenção será realizada no lado esquerdo para controlar crises de soluço persistente

Agência O Globo - 29/12/2025
Bolsonaro passará por novo bloqueio do nervo frênico nesta segunda-feira
- Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido, nesta segunda-feira (10), a um novo bloqueio anestésico do nervo frênico, desta vez no lado esquerdo. O procedimento visa conter as crises de soluços persistentes que o acometem desde a última semana.

A intervenção é semelhante à realizada no último sábado (8), quando o bloqueio foi feito no lado direito. Esta será a terceira vez que Bolsonaro irá ao centro cirúrgico desde que foi internado, na última quarta-feira, para tratar uma hérnia inguinal bilateral. Ele segue sob cuidados médicos no Hospital DF Star, em Brasília.

O que é o bloqueio anestésico do nervo frênico?

O bloqueio anestésico do nervo frênico é um procedimento utilizado para interromper temporariamente a função do diafragma e controlar soluços persistentes que não respondem ao tratamento convencional.

No procedimento, uma pequena quantidade de anestésico é injetada próxima ao nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma, geralmente na região cervical. O processo é guiado por ultrassom e/ou estimulador de nervos para garantir precisão e evitar complicações.

O objetivo é aliviar a irritação do diafragma, comum em casos pós-cirúrgicos ou de refluxo. O tratamento exige monitoramento rigoroso após o procedimento, devido ao risco de insuficiência respiratória, especialmente se ambos os nervos forem bloqueados ou em pacientes com problemas pulmonares.