Vida e Saúde

Consumir mais vitamina C pode melhorar a qualidade da pele; veja os melhores alimentos

Estudo mostra que alimentos ricos em vitamina C aumentam a espessura e aceleram a regeneração da pele.

Agência O Globo - 28/12/2025
Consumir mais vitamina C pode melhorar a qualidade da pele; veja os melhores alimentos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Otago – Christchurch Ōtautahi, na Nova Zelândia, descobriram que a saúde da pele responde de forma mensurável à vitamina C proveniente da dieta, e não apenas a tratamentos tópicos. Publicada na revista científica Journal of Investigative Dermatology, a pesquisa constatou que os níveis de vitamina C na pele refletem de perto os níveis no sangue (plasma).

O estudo acompanhou 24 adultos saudáveis na Nova Zelândia e na Alemanha, divididos em duas fases. A primeira fase analisou a relação entre os níveis de vitamina C no plasma e na pele, utilizando tecido cutâneo saudável de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos.

Na segunda fase, os participantes consumiram dois kiwis amarelos por dia durante oito semanas, o que forneceu cerca de 250 mg de vitamina C diários. Amostras de pele foram coletadas antes e depois da intervenção, permitindo análises detalhadas das camadas cutâneas e testes de função cutânea, como espessura, elasticidade, proteção contra raios UV e renovação celular da epiderme.

Entre os resultados mais relevantes, destacou-se o aumento mensurável na espessura da pele dos participantes, indicando maior produção de colágeno e regeneração mais rápida das células epidérmicas.

Segundo a professora Margreet Vissers, principal autora do estudo, a relação entre a vitamina C no sangue e na pele é mais acentuada do que em outros órgãos. “Ficamos surpresos com a forte correlação entre os níveis de vitamina C no plasma e na pele – isso foi muito mais acentuado do que em qualquer outro órgão que investigamos”, afirma.

A equipe também constatou que a vitamina C circulante atinge todas as camadas da pele, contribuindo para uma função cutânea mais saudável. “Somos os primeiros a demonstrar que a vitamina C na corrente sanguínea penetra em todas as camadas da pele e está associada à melhora da função cutânea”, destaca Vissers.

As descobertas reforçam que a saúde da pele começa internamente, com nutrientes fornecidos pela corrente sanguínea. A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, motivo pelo qual é frequentemente adicionada a produtos para a pele. No entanto, ela se dissolve facilmente em água e não é bem absorvida pela barreira cutânea externa.

O estudo mostrou ainda que as células da pele absorvem a vitamina C do sangue de forma eficiente, sendo a camada epidérmica externa a mais beneficiada.

Outros alimentos ricos em vitamina C

O kiwi SunGold foi escolhido para o estudo devido ao seu alto teor de vitamina C, mas os pesquisadores esperam benefícios semelhantes de outros alimentos como cítricos, frutas vermelhas, pimentões e brócolis.

“Sugerimos que aumentar a ingestão de vitamina C na dieta resulta em absorção eficaz da vitamina em todos os compartimentos da pele”, diz Vissers.

Manter níveis estáveis de vitamina C no sangue é fundamental, pois o corpo não armazena essa vitamina a longo prazo. Indivíduos saudáveis podem atingir níveis ideais com cerca de 250 mg diários.

“O importante é manter os níveis plasmáticos ótimos, o que pode ser facilmente alcançado em uma pessoa saudável com a ingestão de aproximadamente 250 mg de vitamina C por dia. Como o corpo não armazena a vitamina, recomendamos o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas e vegetais, sendo uma delas rica em vitamina C”, conclui a pesquisadora.