Variedades
Após sucesso de 'Leyla', Globo e turca Ay Yapim renovam acordo para produzir 3 novas novelas
Parceria entre as duas empresas resulta na adaptação de clássicos brasileiros para o mercado internacional.
A Rede Globo e a produtora turca Ay Yapim renovaram a parceria internacional com um acordo para desenvolver três novas produções. O contrato prevê, segundo a Variety, três projetos, incluindo uma nova adaptação de uma novela brasileira pela empresa turca. Intitulada Ömür Usta, a adaptação de Fina Estampa tem estreia prevista para setembro no canal aberto Now, na Turquia.
O novo acordo dá continuidade à parceria que resultou em Leyla, a primeira adaptação internacional de Avenida Brasil, um dos maiores sucessos da dramaturgia da Globo. A novela turca foi produzida pela Ay Yapim e teve os direitos de exibição vendidos pela Madd Entertainment para mais de 100 países.
A próxima adaptação será de Fina Estampa, novela exibida pela Globo em 2011. Na Turquia, a trama ganhará o título Ömür Usta e será dirigida por Hilal Saral, profissional com uma longa trajetória na Ay Yapim e responsável por sucessos como Fatmagül, Amor Proibido e Amor sem Fim (Kara Sevda), além de Leyla.
De Fina Estampa a Ömür Usta
Escrita por Aguinaldo Silva, autor de novelas como Tieta, Vale Tudo, Senhora do Destino e da recente Três Graças, Fina Estampa acompanha Griselda (Lilia Cabral), uma mulher trabalhadora, honesta e humilde que atua como faz-tudo em um bairro de alto padrão.
“Fina Estampa explora o contraste entre aparência e caráter, questionando o que realmente tem valor na sociedade contemporânea”, afirmou a Globo em comunicado divulgado nesta terça-feira, 1º, e publicado pela Variety. A novela brasileira já ganhou uma versão em espanhol produzida pela Telemundo. Marido en Alquiler foi lançada em 2013.
A distribuição internacional das três novas adaptações da Globo produzidas pela Ay Yapim ficará a cargo da Madd Entertainment. No Brasil, as produções estão disponíveis nas plataformas da Globo, incluindo o Globoplay e o canal Globoplay Novelas.
“Esta parceria reforça o apelo global das histórias brasileiras. Trabalhar com a Ay Yapim demonstra o quanto estamos abertos a novos modelos de negócios e colaborações criativas. O sucesso de Leyla reflete a natureza universal de nossas narrativas, e estamos animados para ver mais histórias da Globo ganharem vida em outras culturas”, afirmou Angela Colla, responsável pelos negócios internacionais da Globo.
Expansão internacional
A parceria entre Globo e Ay Yapim foi apresentada pela primeira vez no Mipcom, em 2023, quando a Madd Entertainment comemorava cinco anos de atividade. O acordo ocorre em meio à expansão das novelas turcas pela América Latina e, mais recentemente, por mercados europeus, com destaque para Espanha e Itália.
Em 2024, a Madd Entertainment fechou um acordo para vender quatro produções à Mediaset, grupo italiano de mídia.
Nos últimos anos, a Globo também ampliou sua atuação internacional e diversificou os modelos de negócios relacionados ao seu catálogo. Além da venda e distribuição de formatos, a empresa passou a investir em parcerias para novas versões de suas novelas e em coproduções com companhias estrangeiras.
Entre os projetos anunciados no último Mipcom estão colaborações com nomes e empresas como Ron Leshem, BBC, Fox Entertainment Studios, Beta Film e Gaumont USA.
O Globoplay também vem ampliando a produção de séries voltadas ao mercado internacional. Entre os destaques está Emergência 53, que ganhou, em fevereiro deste ano, a primeira edição do prêmio Production Excellence Award, concedido pelo Studio Babelsberg, o estúdio de cinema mais antigo do mundo.
O anúncio ocorreu no Berlinale Series Market, evento realizado durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha, em uma disputa com produções de diferentes países.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
3MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate