Variedades
Banco da Inglaterra mantém a taxa básica de juros em 3,75%, à medida que as pressões inflacionárias decorrentes da guerra com o Irã diminuem.
LONDRES (AP) — O Banco da Inglaterra manteve sua principal taxa de juros em 3,7%, uma vez que as pressões inflacionárias sobre a economia britânica se tornaram mais brandas após os Estados Unidos e o Irã assinarem um acordo para encerrar a guerra.
A decisão de quinta-feira era amplamente esperada, após os números mostrarem que a inflação não subiu como previsto em maio, mantendo-se estável em 2,8%.
Embora esse valor ainda esteja acima da meta de 2% do banco, aumentou as esperanças de que a pressão de alta sobre os preços, decorrente do aumento acentuado dos preços do petróleo e do gás após o início da guerra com o Irã em 28 de fevereiro, possa ter sido menor do que o previsto.
Economistas acreditam que os responsáveis pela definição das taxas de juros optarão por não aumentá-las nos próximos meses, mas apenas se a recente queda nos preços da energia se mantiver. A pressão sobre os bancos centrais desde o início das hostilidades no Golfo Pérsico tem sido para que aumentem as taxas. O Banco Central Europeu aumentou sua taxa na semana passada, enquanto na quarta-feira, metade dos membros do Federal Reserve dos EUA afirmou que poderia apoiar um aumento da taxa ainda este ano.
Andrew Bailey, o governador do Banco da Inglaterra, afirmou que a recente queda nos preços do petróleo tem sido "encorajadora", embora tenha observado que eles ainda estão mais altos do que antes da guerra, um sinal para os mercados de que custos de empréstimo mais elevados no Reino Unido são possíveis.
“Independentemente do que aconteça no futuro, os preços mais altos da energia nos últimos quatro meses significam que já existe alguma pressão inflacionária em curso”, disse ele. “O trabalho do Banco é garantir que isso não se transforme em inflação sustentada acima da nossa meta de 2%.”
Dois dos nove membros do Comitê de Política Monetária continuam suficientemente preocupados com essas pressões sobre os oleodutos a ponto de votarem por um aumento de 0,25 ponto percentual.
Devido à recente queda nos preços do petróleo e do gás, o banco reduziu sua previsão de inflação para o último trimestre do ano para 3,25%. A expectativa é que a inflação comece a cair no próximo ano, permitindo que o banco reduza as taxas de juros e, consequentemente, ofereça empréstimos imobiliários mais baratos.
“Se os preços da energia continuarem a moderar, o debate poderá voltar a girar em torno dos cortes nas tarifas, mas isso talvez tenha que esperar até o ano que vem”, disse Luke Bartholomew, vice-economista-chefe da gestora de ativos Aberdeen.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Raízes de Arapiraca ultrapassa 560 documentários e reafirma legado de preservação da memória do povo arapiraquense